Plano de viagem: Conheça Santiago de Compostela, na Espanha

Tem coisa melhor que viajar? Sair da rotina, conhecer novos lugares, esfriar a cabeça é tudo o que precisamos pra renovar as energias, além de fazer muito bem à mente, possibilitando que você ative melhor sua parte criativa do cérebro.

Para aproveitar todos os benefícios que uma viagem pode oferecer pra gente, estamos aqui no Plano sempre preparando dicas pra manter o corpo e a mente sã. Uma das nossas dicas de viagem é o Caminho até Santiago de Compostela, na Espanha, uma rota que muita gente tem o sonho de fazer e que conta com paisagens de tirar o fôlego.

Separamos, então, 10 dicas para quem quer conhecer este lugar incrível, mas que exige uma série de cuidados. Existem várias rotas diferentes que você pode seguir, algumas que vão de 100 a 800km, então um bom preparo físico e preocupação com itens de segurança é essencial pra curtir a viagem.

 

Prepare-se fisicamente

Não é preciso ser “rato de academia” ou um superesportista para fazer a viagem, mas é importante ter um mínimo de preparo físico. Caminhar por uma hora todo dia ajuda nessa preparação. Se puder, nessas caminhadas antes da viagem, use as botas que vai calçar no Caminho, porque assim ses pés já vão se acostumando com elas, diminuindo a incidências de bolhas que surgem durante a jornada.

 

Faça um check-up

Faça exames de rotina, principalmente do coração. Caminhar todos os dias por muitos quilômetros requer que você esteja em dia com a saúde. Vale a pena também consultar o  ortopedista, para saber o que fazer caso tenha dor nas pernas, e um dentista, porque dor de dente no meio da viagem pode acabar com seus planos.

 

 

 

Pesquise

Pesquise o máximo que puder. Procure saber como surgiu o Caminho de Santiago de Compostela, suas tradições, seus personagens, os pontos principais do trajeto etc. Isso com certeza vai fazer com que a experiência da sua viagem seja muito mais completa e inesquecível.

 

Aprenda a viver com o essencial

É importante em uma viagem como essa, em que você vai ter que andar muito, levar o mínimo possível de roupas e itens pessoais na mochila. Além disso, viver com o essencial é um dos principais ensinamentos do Caminho de Santiago de Compostela.

 

Planeje os custos

Tirando os gastos com passagem aérea, é possível fazer todo o Caminho de Santiago de Compostela em mais ou menos 30 dias, com mil euros. Pra ter essa média de custo, consideramos que a pessoa vai dormir em albergues municipais (onde muitas vezes deixa-se uma doação como forma de pagamento), fazer sua própria comida no albergue e não ter gastos que não sejam essenciais.

Com 1.400 euros já é possível fazer uma viagem mais confortável, dormindo em albergues privados e experimentando o Menu do Peregrino nos restaurantes pelo Caminho. Outra dica: para não se perder nas contas, o ideal é dividir o total do dinheiro pelo número de dias.

 

 

Respeite o seu limite

A cada dia o viajante terá uma etapa de caminhada a cumprir. Normalmente, as etapas têm uma média de 20 a 24 quilômetros, entre o ponto inicial e de destino. Mas, se você estiver cansado ou acontecer algum imprevisto, não fique com medo de parar na próxima cidade e recomeçar no dia seguinte. Não se trata de uma corrida. Vá tranquilo e caminhe dentro do seu limite.

 

Use um cajado

O terreno na rota é muito acidentado. Subidas e descidas aparecem pela frente o tempo todo, e o cajado é um grande amigo nessas horas. Na subida, por exemplo, ele ajuda a pegar impulso e, na descida, auxilia a conter a velocidade, fazendo com que você coloque menos esforço nos joelhos.

 

Esteja aberto a todo tipo de cultura

Pessoas de todas as partes do mundo, de diferentes culturas, classes sociais e crenças, buscam a rota de Compostela como forma de reflexão e aprendizado. Aproveite para aprender com todos que cruzarem seu caminho.

 

Tire um tempo só pra você

Caminhar sozinho permite que você conheça mais sobre si mesmo. Além disso, com a mente livre, sem os ruídos do dia a dia, a gente abre naturalmente caminho para o resgate de antigas lembranças, quase apagadas da memória.

 

Segure a ansiedade

À medida que que você vai avançando nos quilômetros percorridos durante a viagem, a vontade de chegar logo a Santiago aumenta. Tente evitar a ansiedade, pois ela torna a etapa mais longa e cansativa. Lembre-se que o Caminho é também um grande exercício de paciência e aprendizado.

Depois dessas dicas, é só aproveitar a viagem! Já foi a Santiago de Compostela? Conta aqui pra gente como foi a experiência e dê as suas dicas pra quem vai curtir esse passeio incrível.

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.