Cinco dicas para driblar a procrastinação e distração no seu dia a dia
Manter uma rotina de trabalho é algo desafiador, e ser dona do próprio negócio não torna as coisas mais fáceis – pelo contrário. A lista de coisas a fazer só aumenta (não é impressão sua!) e às vezes aquela sensação de “não vou conseguir!” bate com força. Nessa hora, alguns lembretes simples podem te ajudar a colocar as coisas em perspectiva e retomar o controle:
1) Organize o seu tempo
Evite encerrar o dia sem uma ideia clara de quais são as suas tarefas para o dia seguinte. A boa e velha agenda (online e compartilhada com seu time, ou de papel em cima da mesa) é sua maior aliada. Ter horário para suas tarefas é o primeiro passo, e vai te ajudar a entender melhor quando tempo você leva para trabalhar em suas demandas diárias. Uma dica importante: sempre deixe agenda aberta em algum momento do dia para poder encaixar algum imprevisto (ou se dar um merecido descanso quando precisar!).
2) Use a tecnologia a seu favor
Se você sofre com a distração a cada nova notificação no celular e email recebido, você não está sozinha. Mas é possível ter controle sobre suas ferramentas de trabalho. Desligue notificações desnecessárias, aprenda a usar um aplicativo de controle de tempo de redes sociais e, principalmente, comece a respeitar os limites entre o tempo de trabalho (por exemplo: responder emails importantes, participar de reuniões online com toda sua atenção!).
Uma dica: quando precisar focar em, por exemplo, analisar um contrato, escrever um email ou alguma coisa atividade que requeira sua atenção total, faça da função “modo foco” ou “distraction free” de aplicativos e devices, que desligam funções que possam atrapalhar a concentração.
3) Aprenda a ter encontros produtivos.
Sabe aquele clássico “uma reunião que poderia ter sido um email”? Acontece. Mas o segredo para começar a evitá-las é estar cem por cento disponível a cada reunião ou encontro virtual, de forma a tornar seu tempo bem usado e poder puxar o assunto quando o tempo não está rendendo. Mas há mais dicas que podem tornar uma reunião realmente produtiva.
A mais importante delas é chegar com uma pauta definida: qual é o assunto que precisa ser resolvido? Quais são os próximos passos? Quem é responsável por qual tarefa? Crie o bom hábito de repassar essa ata antes de encerrar a reunião, de forma a ter bem claro (inclusive para você mesma!) qual foi o resultado do encontro.
4) Crie uma área de trabalho funcional
Ter um espaço de trabalho é muito importante, e essa é uma das questões mais desafiadoras do nosso tempo. Dá para fazer reunião com criança em casa? Dá para se concentrar com companheiro ou companheira falando na sala? Às vezes não, mas se isso te atrapalha, é preciso encontrar uma forma de fazer esse encontro entre a vida em casa e a vida profissional funcionar. Ter um canto e horários dedicados apenas ao seu trabalho é um passo muito importante. Transforme seu canto (seja um quarto inteiro transformado em home office ou um canto ao lado da área de serviço) em um espaço limpo, arejado, confortável e organizado. E organize seu horário com as pessoas que vivem com você para que eles entendam que quando você está ali, você está trabalhando e precisa de espaço. Fácil não é. Mas funciona.
5) Respeite o seu tempo livre
Criar uma rotina, conhecer seu tempo, dedicar sua atenção e ter seu espaço são coisas muito importantes. Mas tão importante quanto qualquer uma dessas coisas é ter tempo livre. Tempo em que você está com as pessoas que gosta, fazendo algo que gosta. Ou sozinha e não fazendo nada! O período não-produtivo da nossa cabeça é importante para arejar as ideias, dar espaço para a inspiração.
Uma dica: não é a mesma coisa que ter um hobby! Ter hobbies também é muito bom e saudável, mas tenha sempre um tempo da semana dedicado a ficar de boas, com pernocas no ar, apenas usufruindo do tempo. Faz um bem danado.