Fazer compras é sempre muito bom, ir ao shopping é nosso hobby predileto. Quem não gosta? Mas você já parou para pensar de onde vêm os produtos que leva para casa? Muita gente trabalha direta e indiretamente produzindo as makes, roupas, calçados, joias e eletrônicos que consumimos.

No conforto desse nosso mundo globalizado não enxergamos todo o processo de produção, apenas a embalagem final. Estamos tão enraizados numa estrutura que busca cada vez mais reduzir custos e aumentar os lucros que o ato de refletir ás vezes passa batido.

Por isso a Slavery FootPrint, uma organização americana sem fins lucrativos, criou um website para estimar a quantidade de pessoas que trabalham em regime de escravidão para sustentar nosso estilo de vida. No site da ONG você responde 11 perguntas pessoais, como idade e hábitos alimentares, e as informações são combinadas com dados de órgãos internacionais que investigam empresas que utilizam mão de obra escrava para produzir  bens de consumo.

É um valor aproximado, pois não há como quantificar o número de pessoas nessa situação, mas estima-se que sejam milhares, a maioria imigrantes, mulheres e crianças em situação vulnerável. Com certeza o resultado vai ser um choque pra você, assim como foi pra gente e essa é a intenção. Nós não temos a noção de quanto nossas escolhas incentivam essa prática, mas podemos assumir o compromisso de valorizar empresas preocupadas em preservar a dignidade de seus funcionários.

Quer fazer o teste? É só acessar Slaveryfootprint.org

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *