A agenda do dia está lotada e aquela sensação de que não conseguiremos dar conta de tudo o que está relacionado ali te faz sentir calafrios?
Alguns dos fatores que mais tumultuam nosso dia é nossa forma de lidar com os compromissos. A gente deixa pra resolver tudo em cima da hora ou nem sequer percebe e tumultua o dia com pequenas atitudes que roubam nosso tempo e horas de folga. Resultado? Acabamos cancelando a academia, a saidinha com as amigas e um tempinho pra gente, para organizar tudo o que não deu tempo de fazer nas horas de trabalho. Aliás, você já se organizou com a quantidade de horas que tem para o trabalho? Depois de perceber minhas falhas no dia a dia e descobrir que isso estava me atrapalhando, decidi elencar algumas prioridades e divido aqui com você. É só seguir e ter um dia mais leve e produtivo. De sobra você vai ganhar umas horinhas para cuidar de você.
Escreva o Objetivo do Dia
Além dos macro objetivos, você precisa ter uma planilha com os pequenas compromissos e tarefas do dia. Ter o cenário de seu dia à vista, te dará uma melhor dimensão do que precisa ser feito e como você terá de dividir o tempo para realizar tudo o que precisa. Muitas vezes aquela café com um novo fornecedor que você não colocou na agenda, por imaginar ser uma coisinha rápida, pode atrapalhar os planos do seu dia e ocupar mais tempo do que você imaginava.
Evite reuniões desnecessárias
Aliás, cafezinhos são os grandes vilões do dia, para que tem uma agenda cheia. Será que este papo que está em sua agenda vai acrescentar algo para o seu dia? Vai resolver realmente alguma coisa? Seja criteriosa com agendamentos de reuniões e garanta horas a mais em seu dia.
Esteja nas mídias sociais apenas por motivos de trabalho
Diversas pesquisas já comprovaram o que a gente já sabia, mas não tinha coragem de admitir: o Facebook e as outras diversas mídias sociais fazem a gente procrastinar o tempo e fazer horas-extras pra compensar essa “brincadeira” durante o horário de trabalho. Se você trabalha com mídias sociais, tenha foco e esteja ali para fazer o que realmente é necessário. Deixe o bate-papo para depois. Quando a gente não tem foco, viaja em outros conteúdos, perfis e papo com amigos, deixando o trabalho em segundo plano.
Seja pontual e exija isso das pessoas
Cumprir horário bem sempre é tarefa fácil, mas é indispensável. Tempo é dinheiro. Por isso, seja criteriosa com isso e otimize tempo. Estipule início e término das reuniões e seja objetiva ao se reunir com outros profissionais para resolver algo.
Utilize agendas e aplicativos para marcar reuniões e administrar seu tempo. Enviar invite usando a agenda do Google já é uma grande oportunidade para se organizar.
A ideia é ganhar tempo para você, horas de sono ou madrugadas em ócio criativo. Sem estresse, sem pressão do tempo. Se organize que dá certo.