Em atendimentos sempre ensino aos meus clientes como ler o rótulo dos alimentos e percebo que todos ficam indignados com as informações subscritas nas embalagens, acho de direito do consumir saber ler o rótulo e ter noção do que está consumindo e ter o poder de escolher se quer levar ou não o produto.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos que estabelece as informações que um rótulo deve conter, visando à garantia de qualidade do produto e à saúde do consumidor.
O rótulo do alimento é uma forma de comunicação entre os produtos e os consumidores. Então vamos aprender a decifrar essas informações!
Vamos começar pela lista de ingredientes, todos estão descritos em forma decrescente, ou seja, os ingredientes em maior quantidade estão descritos primeiro e assim vai, até o que está em menor quantidade no produto, que está em último na lista, que geralmente são os conservantes e aditivos. Pelos ingredientes também conseguimos ver se o produto tem açúcar, lactose, adoçantes, corantes, etc, por isso não deixe de ler!
Importante observar também o prazo de validade e quando for consumir esse alimento em casa, observe o prazo de validade depois de aberto, a grande maioria tem validade após aberto, como por exemplo, o leite em pó e achocolatados, a validade é de 30 dias. Fique atento!
E agora as informações nutricionais, em todos os rótulos devem constar, a quantidade de carboidratos, proteína, gorduras totais, gorduras saturadas, gordura trans, fibra alimentar e sódio. A porção deve estar em medida caseira, além das quantidades em gramas, para que fique fácil de visualizar o quanto você está consumindo e as quantidades nutricionais presentes nessa porção.
Mas o que mais me incomoda é a quantidade de gordura trans nos alimentos, que muitas vezes essa informação são maquiadas e até falsas, portanto fique atento (a). Como disse anteriormente, as quantidades são fornecidas em gramas nas informações nutricionais, se a gordura trans presente na porção da informação nutricional não passar de 1g o fabricante pode colocar em sua embalagem que o alimentos é isento de gordura trans, inclusive muitos usam como marketing o famosos “0% de gordura trans”, mas observe bem, pois isso aparece em letras muito miúdas, que esse percentual é na porção, como por exemplo na tabela acima, onde 2,5 de biscoitos apresentam essa quantidade que não precisa ser declarada (menos de 1g), mas em sua composição, existe a gordura vegetal hidrogenada que é a tão famosa gordura trans. Portanto leia SEMPRE a embalagem do produto e observe os dizeres “0% de gordura trans” e leia também a lista de ingredientes (para ter a certeza que nesse produto existe a gordura vegetal e a gor