“Este ensaio fotográfico nasce como uma ação-arte-manifesto contra a sexualização do corpo feminino. Vem para questionar a censura dos seios presentes em obras de arte, compartilhadas na rede social mais acessada no mundo. Não estamos nuas. Estamos sem blusa. E é assim que queremos também discutir a democratização das redes, a manipulação de conteúdo na comunicação e o retrocesso causado pelos gigantes que ameaçam controlar a internet, escolhendo qual será o nosso consumo político e ideológico.”
Esse é o primeiro parágrafo da descrição do projeto Selváticas no site oficial de Beto Figueroa escrito por sua parceira e jornalista Aline Feitosa.
Todas as fotos foram feitas dentro de uma banheira e 14 mulheres se ofereceram voluntariamente para fazer esses incríveis registros, “despidas de puritanismo e pecado”, escreve.
Uma de suas fotos foi excluída do Facebook. Postaram outra foto, poética, linda e não bastando, em vez de censura, todo o perfil em questão foi desativado, uma conta com 10 anos.
Eles abriram um processo contra a rede, que em e-mail respondeu coisas como “se está em uma empresa privada, siga as regras”.
E para isso, o texto responde: “somos o que queremos. E estaremos onde queremos estar”.
Confira algumas imagens desse lindo trabalho: