Já falamos aqui em outra matéria de uma pesquisa da Universidade de Bucknell, nos Estados Unidos, mostrando que ter vergonha do próprio corpo deixa mulheres doentes.
Agora é a vez de estudos científicos comprovarem que o oposto também é válido: falar bem do próprio corpo ou apenas evitar ficar reclamando dele, faz bem.
Segundo pesquisas da Universidade de Queensland, conversar sobre o peso afeta a saúde mental das mulheres, bem como sua dinâmica social.
Os pesquisadores reuniram 43 pares de amigas entre 17 e 25 anos, que a princípio acharam que era um estudo sobre mídias sociais, as separam em duplas e pediram que, através de apps de mensagens instântaneas, debatessem a foto de 20 celebridades.
Embora pareça inofensivo olhar para uma foto de Jennifer Lawrence e falar coisas como “jamais poderia usar uma roupa dessas”, o estudo mostra que esse tipo de autodepreciação é ruim para autoestima.
Mas os levantamentos também mostraram que em situações em que elas mesmas se elogiam e se aceitam, acabam refletindo na saúde e também nas amigas próximas, envolvidas nas conversas também.
Ou seja, se você faz mais comentários positivos sobre você, a tedência é contagiar suas amigas a volta e assim gerar um ciclo virtuoso de amor próprio!
Vamos praticar se amar e espalhar o amor?