É cada vez mais comum encontrarmos mulheres chefiando equipes e com altos cargos corporativos, mas sobre o poder das mulheres nós já falamos no post anterior, por isso achei que agora era uma ótima oportunidade para falarmos sobre o comportamento destas mulheres que estão cada vez mais no poder.
Só gostaria de lembrar que existem várias exceções as regras e que a última coisa que eu quero com este post é rotular as mulheres. A intenção aqui é exemplificar algumas situações que podem ser evitadas na vida corporativa moderna. Eu já trabalhei tendo mulheres subordinadas a mim, já tive várias colegas de trabalho na mesma função que eu e inclusive já fui subordinado a uma mulher.
A mulher quando se torna chefe, principalmente em uma área de predominância masculina, tende a achar que precisa mudar, o problema está no que precisa ser mudado. Ela não precisa se vestir como se fosse um homem e muito menos se comportar como um homem, mas sim como uma executiva, não é necessário falar alto nem usar palavrões para ser respeitada, uma chefe é respeitada por ser chefe, por sua capacidade de gestão. Inclusive, na minha opinião, mulheres que se masculinizam demonstram uma certa insegurança, o que é prejudicial para sua carreira. Uma chefe tem que estar confiante da sua capacidade e saber que sempre existirão pessoas querendo ocupar o seu lugar, é assim que acontece na maioria das empresas, e isso independe se estamos falando de homem ou mulher. Isso se chama concorrência e o mundo dos negócios é assim.
As mulheres precisam saber aproveitar todas as vantagens competitivas que têm em relação aos homens, principalmente no que diz respeito ao relacionamento interpessoal. Na realidade não faz diferença ser um ogro ou uma princesa, o que realmente importa no mundo corporativo é saber lidar com pessoas, o que, na minha opinião, é o grande desafio da administração moderna.Portanto, assumam seus postos de chefia com segurança e personalidade. Esqueça mitos de que para ser uma gestora precisará ser um sargentão e agregue talentos motivando sua equipe e conquistando cúmplices de seus projetos profissionais.