As eleições brasileiras ocorrerão no dia 7 de outubro, estamos às vésperas de um processo político que será MUITO significativo para o futuro desse país. Como o cenário se mostra cada vez mais surreal no campo Executivo, estamos todos confusos e conhecendo pouco os outros cenários.

Temos que votar em Presidente, Governador, Senadores (no plural, pois são dois), Deputado Federal e Deputado Estadual. Quais atuações desses cargos são estratégicas e significativas para quem faz parte das minorias? É fato que todo cargo político é importante, mas é fácil decidir? Quais os meios que podem te auxiliar nessa decisão?

Fiz um texto com algumas dicas para quem está com dúvidas, indeciso ou simplesmente perdido, ESSE TEXTO É LONGO, MAS VOCÊ AINDA TEM ALGUMAS SEMANAS E DIAS PARA FOCAR NISSO. Então:

 

1- VOCÊ PRECISA SABER MAIS SOBRE O QUE CADA CANDIDATO FAZ

Infelizmente não está claro para a maioria dos brasileiros o cenário político como um todo em relação a atuação de cada esfera e seu funcionamento, por isso indico a plataforma POLITIZE.

O POLITIZE tem como função ampliar o envolvimento de seus leitores com a política, afinal, uma democracia de fato acontece quando temos plena consciência do nosso fazer político. Para isso, o site possui conteúdos diversos, que envolvem vários posts sobre política no MUNDO e no BRASIL, desvendando ponto a ponto, visando facilitar nossa compreensão sobre esse setor que é muito comentado, porém não é totalmente claro para a grande maioria dos brasileiros.

Existe a possibilidade de acesso das propostas de candidatos a presidência do Brasil por segmento.

O que me chamou a atenção é que o POLITIZE tem toda uma sessão explicando a função de cada governante. E ISSO É MUITO IMPORTANTE! Então segue uma lista com os links para acesso e um breve resumo.

 

PRESIDENTE

Duração Mandato: 4 anos, pode ser reeleito uma vez consecutiva.

Quem é ele: É o chefe de Estado e do Governo, já que estamos numa república presidencialista.

Atuação: Nacional.

O que pode fazer: Define quem são os Ministros, as diretrizes orçamentárias anualmente e, com isso, a distribuição de gastos. Cria medidas provisórias, políticas públicas, conduz a economia e as relações externas. Aplica leis aprovadas e tem poder de veto também em relação a elas.

No site da Politize, é possível saber mais.

 

 

 

GOVERNADOR

Duração Mandato: 4 anos, pode ser reeleito uma vez consecutiva.

Quem é ele: No federalismo municípios, estados e Distrito Federal são relativamente autônomos entre si, o governador representa o poder executivo no Estado.

Atuação: Estadual.

O que pode fazer: Representa o Estado nas esferas jurídicas, políticas ou administrativas, e defende os interesses do seu Estado diante da presidência pleiteando investimentos.

Confira mais informações no Politize

 

 

SENADOR

Duração Mandato: 8 anos.

Quem é ele: Basicamente trabalha no Poder Legislativo na esfera federativa, representando a União no Legislativo, diferente do Deputado Federal que representa a população.

Atuação: Legislativo federal – Senado.

O que pode fazer:  Tem como principal função propor, discutir e aprovar leis que vigoram em todo o país. São eles que processam e julgam crimes de responsabilidade cometidos por presidentes, vices-presidentes, ministros, comandantes das forças armadas etc.

 

ESTE ANO VAMOS VOTAR PARA DOIS SENADORES! FIQUE ATENTO POIS PRECISAM SER PESSOAS DIFERENTES!

Não adianta querer votar na mesma pessoa duas vezes. Estamos votando duas vezes pois neste ano terão 54 vagas. Estamos votando para substituição de ⅔ das vagas do Senado. Nas eleições que apenas votamos uma vez, estamos substituindo apenas ⅓ das vagas do Senado.

Saiba mais sobre as funções do Senador.

 

 

DEPUTADO FEDERAL

Duração Mandato: 4 anos.

Quem é ele: Representa a população no Poder Legislativo.

Atuação: Legislativo federal – Câmara dos Deputados.

O que pode fazer: Pode propor, discutir, emendar e aprovar leis que podem, inclusive, alterar a Constituição. Fiscalizam e controlam as ações do Poder Executivo, por meio do Tribunal de Contas da União, além disso, são os deputados que aprovam o orçamento da união proposto pelo presidente. São os únicos que podem instaurar um processo de impeachment.

CADA ESTADO TEM UMA QUANTIDADE DIFERENTE DE DEPUTADOS FEDERAIS:

A quantidade de Deputados Federais varia de acordo com o Estado brasileiro, já que é considerado o coeficiente populacional. Sendo assim, o Acre tem 8 cadeiras e o Estado de São Paulo 70 cadeiras e assim por diante até o limite máximo, que são 513 deputados.

Saiba mais sobre os deputados no site Politize.

 

 

DEPUTADO ESTADUAL

Duração Mandato: 4 anos.

Quem é ele: Representa a população no Poder Legislativo .

Atuação: Legislativo estadual -Assembleia Legislativa.

O que pode fazer: Pode propor, emendar e alterar projetos de leis. Fiscaliza as ações do governador. Veja, sua atuação é Estadual, por mais que tenham possibilidades semelhantes ao de um Deputado Federal, sua atuação é para representar os interesses do povo dentro do governo estadual.

CADA ESTADO TEM UMA QUANTIDADE DIFERENTE DE DEPUTADOS ESTADUAIS:

Cada Estado tem um número diferente de Deputados Estaduais. Quanto mais representantes federais, maior a quantidade de Deputados Estaduais, por isso, São Paulo tem um total de 94, já que a conta é a quantidade de Deputados Federais somadas a 24. Contudo, se o Estado tem menos de 12 deputados federais como acontece no Acre, então, ao invés de somar, o que é feito é uma multiplicação por 3, sendo assim, o Acre tem 24 deputados estaduais.

 

 

Depois de compreender atuação de cada um e fixar a importância do trabalho de bons deputados para que tenhamos Leis que representem de fato a população, vá para o próximo passo:

 

2 – VOCÊ PRECISA TER CLARO O QUE TE REPRESENTA

 

 

Antes das eleições, faça uma lista de tudo o que você considera prioridade e que cada governante tem como bandeira, se responsabiliza sobre, considerando que Deputados Estaduais e Governadores atuam no seu Estado. Os primeiros criando projetos de leis, defendendo os seus direitos como povo, e os segundos executando ações como a distribuição de gastos e orçamentos.

Depois, pense que no campo Executivo, Senadores e Deputados Federais são extremamente estratégicos para que haja um bom governo de um Presidente. Sendo assim, procure pessoas que estejam alinhadas!

Isso não significa que tenha que ser necessariamente do mesmo partido, mas suas prioridades podem ser as mesmas conforme os interesses que priorizam e, para saber isso, primeiro é importante ter compreensão sobre o que cada Partido Brasileiro defende, para que eles servem e com qual você mais se identifica:

Primeiro esse link vai te ajudar entender para que serve um partido:

Já nesse outro link é possível ver todas as siglas de Partidos brasileiros, seu ano de fundação e alguma de suas principais bandeiras:

O importante é ter uma lista de focos que considera importantes e ir buscando nos partidos semelhanças com sua forma de pensar. Faça uma lista do que acha que é prioridade nestas eleições, e use para o próximo passo.

 

3 – USE PLATAFORMAS QUE TE COLOQUEM EM CONTATO COM CANDIDATOS

 

Hoje em dia você pode fazer uso de ferramentas que te direcionam a partir dos seus interesses e filtragens, para candidatos de várias esferas que estão alinhados com sua forma de pensar, algumas delas são;

 

#MEREPRESENTA:

No #merepresenta, que tem pessoas de todo o país, você define o que é importante para você e pode ser mais de um assunto. Depois, escolhe o Estado e se quer encontrar candidatos a Deputados Federais, Estaduais ou Senadores. A importância dessa plataforma é auxiliar para quem acredita em Direitos Humanos, é norteador para escolha de legisladores nas eleições.

Muito importante destacar: DIREITOS HUMANOS NÃO TÊM PARTIDO. Todos somos afetados pela falta ou excesso deles, em termos sociais, econômicos e políticos, logo é um problema de todos e deveria também ser prioridade básica de todo mundo, sua defesa e aplicação.

 

MATCH ELEITORAL

Criado pela Folha, é focado em políticos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Essa plataforma, por meio de perguntas, te direciona  para candidatos que te representam, podendo ser deputados federais, deputado estadual e/ou senador, variando conforme seu interesse.

Além disso, já têm grupos fazendo sites com recortes já definidos como que te apresentam candidatos:

NEGROS: Vote em Preto 

FEMINISTAS: Meu voto Será Feminista 

QUILOMBOLAS

 

4 – DEFINA E PESQUISE

Não basta apenas se identificar com o candidato, você tem que saber mais sobre ele. Para isso, a Gazeta do Povo tem uma lista em seu site com todos os candidatos de todos os cargos que estão concorrendo às eleições deste ano, no qual você PODE ver uma FICHA BÁSICA sobre eles linkando matérias recentes do veículo que citam o candidato.

Dependendo do cargo, é possível acompanhar o desempenho dele nas pesquisas. Basta clicar em seu Estado logo abaixo do perfil dos presidenciáveis e começar a fazer as buscas. O mais importante é: SE VOCÊ TEVE CONTATO COM ALGUM NOME QUE DEFENDIA SEUS INTERESSES, BUSQUE MAIS SOBRE ELE!

 

Por isso, depois do resumo básico, vá direto PARA A CAMPANHA DO CANDIDATO, e procure o PLANO DE GOVERNO, PROPOSTAS as suas PRINCIPAIS PAUTAS. Mande mensagens se necessário, procure saber sem medo de perguntar e tirar suas dúvidas, isso é um direito seu. E se tiver consciente sobre seu voto, é hora de registrá-lo.

 

 

5 – FAÇA O REGISTRO DE QUEM VOCÊ IRÁ VOTAR JÁ NA ORDEM DE VOTAÇÃO

Vale reforçar que, como dito lá em cima, votamos em dois Senadores nas eleições deste ano. Por isso, para evitar confusões maiores, deixe tudo anotado e claro. A ordem é essa:

 

 

Quando tudo isso ficar claro, fale com pessoas próximas a você e indique para elas um caminho de busca e compreensão sobre esses temas. Falar sobre as eleições é importante. Não é sobre dizer em quem devem votar nas eleições, mas sobre dar as ferramentas para que façam suas escolhas conscientes, leve a elas qual dessas plataformas te ajudou mais e quais te informaram mais. Auxilie na democracia plena compartilhando conhecimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *