“Quem é tal pessoa na fila do pão?”. Essa é uma expressão popular que você já deve ter escutado por aí… Se pararmos para refletir, ela traz um questionamento bem profundo. Pode parecer uma pergunta simples, mas a intenção é questionar o valor de uma pessoa em relação a algo. E cá entre nós, ter sua identidade ou capacidade questionadas não é nada legal!

É por isso que precisamos nos questionar: “quem sou eu na fila do pão?”. A partir do momento que você tem isso claro e, principalmente, reflete na sua personalidade e ações, ninguém irá duvidar de você na fila do pão ou em qualquer outro espaço!! E falando de forma “business”, é o que chamamos de “brand persona”.

O que é brand persona?

No marketing e na publicidade existe uma prática comum que é dar uma “personalidade” para os produtos – construir sua brand persona. Para isso, pensamos em uma alma, valores, missão, visão, atitude, aliados, paleta de cores, tom de voz e tudo mais… Tudo isso para poder definir as estratégias de venda. E se as equipes estudam e fazem todo um planejamento para um produto, por que não fazemos para nós mesmos?

O branding pessoal é a construção da sua imagem, com base nos seus valores e o que você faz, aliado à forma como as pessoas te percebem. Ou seja, como você é vista, lembrada, referenciada…Para isso, é preciso pensar na comunicação e semiótica, ou seja, que a sua narrativa esteja alinhada com a imagem e atitude que você quer imprimir no mundo. Existe uma outra frase que pode resumir: “a sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando não está na sala”.

Então, se você quer ter uma marca pessoal forte no mercado, seja como profissional dentro de uma empresa ou à frente de um negócio próprio, planejar e se dedicar a essa construção de imagem é muito importante! Vamos para algumas técnicas…

Análise SWOT

Para começar, vamos trazer mais uma técnica mercadológica: a SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities e Threats) – ou FOFA, em português, Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças – é uma ferramenta para avaliar pontos fortes e fracos do cenário interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças). Ela é construída no formato de matriz, para que seja possível visualizar todos os pontos de forma clara.

  • Forças: quais são seus pontos fortes? Em que você é boa? Liste suas principais habilidades, capacidades e valores internos.
  • Fraquezas: o que você precisa melhorar? Alguns pontos podem não estar 100% ainda, reflita sobre eles e coloque tudo o que precisa aperfeiçoar em você.
  • Oportunidades: o que existe ao seu redor que pode te impulsionar? Tudo aquilo que apresenta um cenário positivo ou com capacidade de te dar uma vantagem.
  • Ameaças: o que pode te atrapalhar nessa jornada? Quais são os fatores de risco? Pense em tudo que pode acontecer no cenário externo e te afetar negativamente. Ter esses pontos claros é muito importante para já preparar um plano de emergência caso algo te afete no caminho.

Com a sua matriz pronta, você começa a entender sobre você e quais são os principais pontos a trabalhar na imagem pessoal.

Visual e identidade

Atualmente, com a ascensão das redes sociais, é muito comum ficarmos nos comparando com os outros. Além de não fazer bem para a saúde mental e para a autoestima, também não fará para a sua marca pessoal. Pense nas forças que você listou e como pode comunicá-las por meio do seu visual e da sua identidade, ou seja, sua imagem física, como você se porta, como fala, ações. Exalte as suas qualidades! Tá tudo bem falar bem de si mesma.

Mas também não esqueça das fraquezas, você precisa conseguir sustentar essa identidade. Não adianta traçar um perfil que não combina com a sua essência ou te demandará muito esforço para sustentar.

O visual e a identidade é o que te fará ser reconhecida por onde for e, melhor ainda, fará com que as pessoas lembrem de você dentro dos temas que quer dominar.

Colocando em prática

Agora que você já tem tudo no papel, vamos para a prática:

  • Aplique essa imagem nas suas redes sociais, avalie quais assuntos e postagens irá fazer para comunicá-la de forma que você se torne autoridade.
  • Adote essa identidade na sua forma de agir: roupas, comportamento, gestos… Existem atributos físicos que podem se tornar sua assinatura pessoal.
  • “Me diga com quem andas e te direis quem tu és”: mais um ditado popular que nos traz verdades! Não adianta pregar uma imagem e estar cercada por pessoas controversas. Tenha muita atenção com a sua rede.

E aí, pronta para construir sua imagem pessoal? Assim, ninguém poderá questionar mais “quem é você na fila do pão”, afinal, você já estará contando para o mundo quem é a potência que você é!!


A campanha HERSHE, da Hershey’s, dá visibilidade para artistas mulheres mostrarem cada vez mais suas artes pelo mundo, transmitindo pelas barras a marca pessoal de cada uma de forma única. Quer saber mais? Acesse www.hershe.me e #BoraDividirEssaBarra.

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