Ouvimos com frequência que “saber dizer não” é um dos segredos para uma rotina mais leve e produtiva. Mas essa informação, em vez de nos trazer tranquilidade, pode gerar muita ansiedade. Afinal, existem diversos momentos no nosso dia em que sabemos que uma resposta negativa não é uma opção ou é a pior escolha.
Quantas vezes você já não se viu em uma situação em que sabia que devia dizer não, mas tinha consciência de que a única resposta possível era positiva? Nesse caso, você deveria simplesmente dizer sim e seguir com a sensação de estar sufocado(a)? Não exatamente. Existe uma saída para isso: você pode usar o “sim consciente”, que significa ter clareza das razões que levaram você àquela resposta.
Vamos ver um exemplo bastante frequente na vida profissional: um cliente pede para você participar de uma reunião que não é prioridade para ninguém e que vai ocupar o tempo que você precisa usar em projetos importantes. O seu primeiro pensamento é declinar o convite. No entanto, você precisa considerar outras questões relevantes, como o fato desse cliente ser o mais importante para sua empresa e de vocês ainda estarem construindo a parceria, já que começaram a trabalhar juntos há pouco tempo. Nesse caso, dizer sim passa a ser a atitude mais adequada e você tem total consciência disso.
Embora seja muito incômodo ter que fazer algo que, de imediato, você sabe que não deveria, a partir do momento que sabe o real motivo de se dedicar a algo, o peso daquela atividade se torna menor, já que não irá realizá-la contrariado(a).
Assim, mais do que sair dizendo não e sim para qualquer tarefa que surge no seu dia a dia, é importante compreender a razão dela e os motivos que devem levar você a se dedicar a essa atividade. Para isso, sempre que aparecer algo, faça uma pergunta muito simples a si mesmo(a): Por quê? Ao encontrar a resposta – ou respostas – você estará seguro(a) para fazer a melhor escolha e, consequentemente, dar a melhor resposta.