Vozes sendo ouvidas: escola retira frase machista de seus corredores

Frases machistas não passarão. Assim como não passarão também comportamentos machistas. Estamos cada vez mais fazendo nossas vozes serem ouvidas e isso é muito importante para mudar o comportamento da nossa sociedade e torná-la mais igual.

Nos Estados Unidos, uma escola na cidade de Houston, retirou frases machistas que estavam na parede de um corredor depois de receber várias críticas de moradores sobre o conteúdo.

A frase machista que incomodou muita gente dizia assim:

 

“quanto mais você agir como uma dama, mais ele vai agir como um cavalheiro.”

 

 

Hummm…. nem precisamos explicar o por quê deu ruim, né? A população começou a se manifestar em relação à frase, justificando que o texto culpabiliza as mulheres e perpetua estereótipos de gênero em espaços como as redes sociais.

As pessoas se manifestaram por meio das mídias sociais e ganharam força nas redes No Twitter, uma pessoa fez uma proposta de mudança para a frase:

 

“quanto mais você ensinar meninos a respeitarem meninas, mais ele vai agir como um cavalheiro.”

 

 

Depois de toda a repercussão, a direção da escola decidiu se manifestar e a boa notícia é que eles admitiram as críticas, concordaram que a frase tinha uma forte conotação machista e que ela não se adequava com os valores da instituição, por isso, seria retirada.

Precisamos sempre nos posicionar quando falamos de machismo. É necessário nos fazer ouvir, para que as pessoas parem de tratar com naturalidade, aquilo que pode, de alguma forma ser ofensivo para alguém, ou estereotipar uma pessoa, uma classe, o que quer que seja.

É assim, falando, nos posicionando, que vamos, aos poucos transformando a sociedade. Mostrando que devemos respeitar todos os gêneros, raças, credos e que só assim seremos melhores.

Kelly Sá

Amante da arte, das palavras. Adora crianças, cachorros e gatos. Formada em Letras, adora trabalhar com conteúdo, fazendo das palavras o seu brinquedo preferido.