Chile lança oficina de desprincesamento para empoderar meninas, faz sucesso e já tem fila de espera

A gente tem ouvido muito a palavra empoderamento ultimamente e é preciso tomar cuidado ao usá-la pra não deturpar seu significado, mas esta é uma verdadeira lição de empoderamento, que merece ser compartilhada.

 

 

No Chile, o Escritório de Proteção de Direitos da Infância de Iquique, que fica no norte do país, decidiu criar a Oficina de Desprincesamento, pra tirar da cabeça das meninas de que elas devem ser criadas como uma princesa Disney, que deve esperar ser salva pelo príncipe encantado.

 

 

O coordenador, Yury Bustamante, afirma que a intenção é mostrar que as meninas podem ser o que quiserem e que são capazes de mudar o mundo por elas mesmas:

“Buscamos dar a elas ferramentas para que elas cresçam como meninas livres de preconceitos, empoderadas e com a convicção de que são capazes de mudar o mundo, e que não precisam de um homem do lado para isso”

Entre as atividades da oficina estão debates, aulas de defesa pessoal, trabalhos manuais e música, por exemplo.Elas são divididas em 6 módulos e ministradas na Casa de Cultura da cidade. A ideia é que as meninas reflitam sobre o que é ser mulher, abordar a igualdade de gênero e que elas deixem de lado a ideia de mulher de conto de fadas, no estilo princesa. O sucesso está sendo bem grande. Das 20 vagas disponibilizadas, todas foram preenchidas e eles já têm uma lista de espera para novas turmas. <3

 

 

Vamos transformar a vida das meninas do mundo todo! Assim, temos cada vez mais oportunidade de ocupar os espaços que são nossos por direito e acabar com o machismo. Este projeto lindo encheu o nosso coração de amor, assim como o Plano de Menina, que tem o objetivo de dar voz e vez para as nossas meninas, é bom ver esse movimento acontecer em outros países também.

#todameninatemumplano #juntasarrasamos

 

 

 

 

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.