Ela Tem Um Plano: Flavia e sua Barbearia à Base de Tatoo e Chope

“Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida.”

Flávia Delgado decidiu colocar o ditado popular em prática e largou a vida de tradutora para abrir um negócio juntando tudo o que ela é apaixonada: tatoo, cerveja, rock, soul e barba! A Tarantino – barbearia que parece um pub – inspira arte e promete ser um modelo de negócio promissor. Com quatro meses na ativa, já recebeu proposta para transformar a barbearia em franquia.

barbearia-e-arte

“Eu decidi criar algo que creditasse e que gostasse de verdade. Quis criar um espaço onde as pessoas possam circular e se divertir, homens e mulheres. Apesar de ser uma barbearia, o ambiente é acolhedor e para todos. As mulheres podem tomar um chope, fazer uma tatoo e ouvir uma música, enquanto o namorado faz a barba. Ou simplesmente virem aqui para curtir o ambiente e ouvir uma boa música. Nossa trilha é sempre ótima!”

barba

Plano: O que você aprendeu com esta entrada no mundo dos negócios, especialmente neste segmento?
Flavia:
Eu aprendi a ser resiliente. Sempre fui autônoma, enquanto tradutora, mas sendo empresária eu sou responsável pela empresa girar e pela folha de pagamento de meus colaboradores. A responsabilidade de empreender é grande e precisamos estar focadas e dedicadas intensamente para que a empresa aconteça. Ser resiliente passa tanto pela forma de lidar com pessoas de diversos perfis, quanto com as complexidades de gerenciar conflitos neste universo.

Plano: O que é preciso para empreender?
Flavia:
Para empreender é preciso se preparar financeiramente e ter um plano de negócios. De alguma forma a gente precisa se planejar – apesar de que quando a empresa começa a girar tudo muda – é importante ter uma base de estratégia para acompanhar a evolução e dinâmica da empresa. Além disso, é preciso estar atento ao mercado e as demandas. Identificar as necessidades de determinado perfil de clientes e trazer um serviço e produto que o surpreenda. Nosso negócio por exemplo foi criado não apenas para ser uma barbearia, mas para gerar experiências em nossos clientes e isso exige muita percepção e dedicação.

Plano: Já aconteceu algum fato inusitante nestes meses na barbearia?
Flavia: Eu estava entediada numa tarde na barbearia e então decidi colocar “Like a Prayer” da Madonna – porque Tarantino permite isso (rs) – para cantar e distrair um pouco. De repente, vejo um cliente – bem senhorzinho – mexendo o pé e se divertindo com a trilha sonora. O ambiente da barbearia é assim e gosto desta mistura, desta liberdade e deste astral.

tatoo

Plano: Qual sua relação com o time masculino de sua empresa?
Flavia:Temos uma equipe de dois tatuadores e cinco barbeiros e o time é alinhado e tranquilo. Busco gerenciar o time da melhor forma e nunca tive problemas com isso. Somos muito parceiros. Já tivemos uma mulher como barbeadora e quero ter mulheres na equipe, com certeza.

Plano: Como é tocar o negócio com um sócio-marido?
Flavia: 
Eu montei a empresa com meu marido e quando temos um sócio-marido é bastante desafiador. A gente não desliga. Fala o dia todo em Tarantino – nosso filho.
Mas dividir as tarefas com ele é ótimo, somos uma dupla que realmente se complementa. Temos planos que se complementam e estamos realizando e construindo juntos.

barearia-tatoo-chope

Plano: Qual a dica para uma mulher que queira empreender neste segmento?
Flavia: 
Estude o mercado e venha. Sempre existe oportunidades para quem tem planos e sabem aonde quer chegar. Dedique-se e as coisas irão acontecer.

IMG_5738
Flávia Delgado e seu marido e sócio: cumplicidade e parceria no amor e nos negócios. “Ele é muito empreendedor e formamos uma ótima dupla.”

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.