Fernanda Maciel: brasileira, mulher e recordista mundial

Natural de Minas Gerais, Fernanda Maciel (36) é uma ultramaratonista apaixonada por natureza. Hoje, vive nas montanhas dos Pirinéus espanhóis, em Coll de Nargó.

A brasileira é recordista mundial de subir e descer correndo o Aconcágua.

Com apenas oito anos de idade, Fernanda começou a competir e viajar o mundo através da Ginástica Olímpica. Dois anos mais tarde ela estava treinando nos EUA. Fez capoeira, Jiu-jitsu e corrida de rua. Aos 23 anos, começou a participar expedições internacionais de 600 quilômetros “no stop”  de Corridas de Aventura.

Através das Corridas de Aventura (kaiak, MTB, trail running), multi-esportes (snowboard, MTB, downhill, speed, trail running), triathlon e maratonas em montanhas progrediu para se tornar um grande atleta de endurance.

Mas além de atleta, fernanda também trabalhou como advogada ambiental e como educadora e instrutora de meio ambiente e potencial humano pela ONG Internacional Outward Bound.

O Recorde

Com um limite de 24 horas em mente e uma montanha de 6.962 metros de altura à frente, a ultramaratonista Fernanda Maciel se tornou a primeira mulher no mundo a subir e descer o monte Aconcágua, a maior montanha das Américas, em menos de um dia.

Apenas 30% das pessoas que tentam escalar o Aconcágua conseguem. E ela o fez em 22 horas e 52 minutos.

Tive a imensa honra e prazer de conhecê-la ontem e assistir a sua palestra no Clube Alpino Paulista, na Vila Olímpia, em São Paulo.

Uma mulher determinada, focada e definitivamente corajosa, pois não é para qualquer um enfrentar avalanches, temperaturas absurdas, horas seguidas de aventura sem ninguém ao lado.

Em sua palestra falou honestamente sobre seus fracassos (dois antes de conseguir bater o recorde), que eles são importantes, a ensinaram o caminho certo, a fortaleceram e tornaram seus sonhos possíveis.

Diz que para conseguir conquistar seus sonhos é preciso ter uma motivação, se não você desiste. Pode ser superação própria, família, uma virada na carreira.

Além disso, conta que é preciso foco e treinamento mental. Que um sem o outro não funciona. Quando questionada sobre como saber o que trabalhar mais dos dois quesitos não hesitou: “pare e observe você mesmo”.

Ela explica que algumas pessoas precisam fortalecer mais um ponto do que outro, que vai variar muito, por isso é importante ser auto-crítico e saber pedir ajuda, contar com as pessoas a sua volta e confiar! Confiar em você e em quem vai trilhar o sonho com você.

Patrocinada pela Red Bull, é possível acompanhar o diário desta jornada aqui.

IMG_5524

IMG_5523

IMG_5521

aconcagua_47

fernanda-maciel-durante-treinamento

fernanda-maciel-em-lapinha-da-serra-mg-2015

fernanda-maciel-hd-59-960x640

fernanda

Ana Victorazzi

Jornalista

Apaixonada por café, cor laranja e animais. Formada em jornalismo e mãe de dois gatos, acredita na bondade das pessoas.