Fotojornalistas viajam pelo mundo retrando mulheres, suas histórias e seus projetos de empoderamento

“Eu estava prestes a começar uma viagem, a viagem da minha vida, na compreensão de como as mulheres extraordinárias são e como, mesmo quando as vemos como vítimas, elas são de fato heroínas e sobreviventes.” – Annie Griffiths, Diretora Executiva do Ripple Effect.

O site Ripple Effect é um projeto criado por jornalistas para documentar a situação das mulheres pobres de todo o mundo e os programas que as estão ajudando, além de questões como os efeitos devastadores das mudanças climáticas.

Como uma das primeiras mulheres fotógrafas a trabalhar no National Geographic, Annie pessoalmente cobriu questões das mulheres em seis continentes. Por mais de duas décadas, também dedicou parte de seu tempo para documentar o importante trabalho de ONGs.

A equipe viaja para diferentes locais do mundo onde as mulheres são papel importante na mudança social e ambiental. Em suas palavras, é “onde o conflito se encontra com a pobreza, a escassez de recursos, a desertificação, falta de água, quebra de safra, o aumento dos níveis do mar e a propagação de doenças.”

Com mais de 15.000 fotos de 13 países, deram voz para 22 programas de ajuda e arrecadaram mais de um milhão de dólares para os seus parceiros. Mais do que tudo, o projeto ajudou a brilhar uma nova luz sobre o que as mulheres podem fazer, não importa as circunstâncias.

Sua missão é simples: ajudar uma mulher, ajudar o planeta.

Primeiro, dê uma olhada nas fotos poderosas e, em seguida, leia cada história inspiradora.

benin

Na aldeia de Angaradebou de Benin, mulheres e jovens pintam seus rostos para a cerimônia de nomeação. A comunidade se reúne para preparar a comida e compartilhar a alegria deste evento especial. Esta festa é especialmente esperançosa, pois une as mulheres que costumavam ser divididas pela competição por alimentos.

maria

Maria, uma cuidadora e professora em Karamoja, criou um lugar seguro para as crianças e mulheres jovens. Como a maioria das meninas na área rural em Uganda, Maria tem enfrentado enormes desafios, incluindo a falta de oportunidades educacionais, abuso e casamento forçado em idade muito jovem. Agora trabalhando com BRAC , ela brilha sabendo que faz o “bem”.

lourdespilco

Lourdes Pilco é uma agricultora peruana nos Andes, perto do Lago Titicaca. Ela recebeu ajuda para aprender habilidades veterinárias básicas. Conhecimento sobre uma melhor alimentação, cuidados e imunizações para deixar seu gado mais saudável.

jinan
Jinan Naghabandi é professora de jardim de infância para mulheres em Sawafi , Jordânia, uma pequena cidade na estrada para Bagdá. Uma cidade conservadora, empoeirado com pouco a oferecer, especialmente para as mulheres. A história de Jinan não é diferente. Chegando ao Sawafi em 1996 para enterrar o marido em sua aldeia natal , ela foi mantida em cativeiro por seu sogro. Para poder ficar com seus filhos, concordou em casar com seu cunhado. Demorou nove anos para ela se livrar dessa vida e fundar sua própria organização, que hoje tem um jardim da infância, formação em informática e alfabetização, além de fornecer alimentos , água, microcrédito e apoio moral aos seus membros.

Confira algumas outras imagens e para mais história, os fazer uma doação para ajudar essas mulheres, clique aqui!

esthergathaku

gujaratindia

naltatenilesepe

sewa

sissynakalea

sofiapilco

Ana Victorazzi

Jornalista

Apaixonada por café, cor laranja e animais. Formada em jornalismo e mãe de dois gatos, acredita na bondade das pessoas.