Giro pela Vida: mamografias gratuitas, roda-gigante e muito empoderamento

Ontem, nós tívemos a honra de ir na abertura oficial da terceira edição do Giro pela Vida, ação promovida pelo Instituto Avon no mês mundial do combate ao câncer de mama.

Logo que chegamos ao portão 10 do Parque Ibirapuera já avistamos muitas luzes rosas entre as árvores. Fomos caminhando em direção, quando alguns passos depois uma imponente roda-gigante apareceu em nossas frentes.

unnamed-19

Embora inicialmente o sentimento que o brinquedo desperte seja muitas lembranças da infância, ele está lá para lembrar os altos e baixos da vida e, principalmente, chamar atenção para que mulheres se cuidem, para que homens apoiem e incentivem as mulheres de suas famílias a se prevenirem, para que meninas sejam informadas para quando crescerem e for a vez delas.

O espaço, além da linda roda-gigante, conta com uma carreta do Hospital de Câncer de Barretos estacionada no local que vai realizar exames de mamografia gratuita em mulheres com mais de 40 anos.

unnamed-20

Inaugurado oficialmente hoje, vai até o dia 12, quando vai ter uma programação especial, uma caminhada de 3 quilômetros em torno do Parque Ibirapuera.

As primeiras três mil pessoas a chegarem ao ponto de encontro, em frente à Assembleia Legislativa, às 7h, ganharão uma camiseta rosa da campanha Avon Contra o Câncer de Mama e água.

O objetivo da ação é chamar a atenção da população para a importância da detecção precoce do câncer de mama que, quando diagnosticado no início, a chance de cura é de até 90%.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o ano de 2015, a estimativa é que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama sejam descobertos no Brasil, o que corresponde a 156 casos novos a cada dia.

Mas não é só em São Paulo não!

Além do Giro pela Vida, centenas de mobilizações acontecerão em todo o país durante o mês de outubro. São caminhadas, corridas, palestras, encontros e ações para conscientizar as mulheres a fazerem os exames preventivos.

Confira abaixo as fotos de tudo o que rolou ontem na abertura do espaço.

Momento do discurso oficial de abertura do Giro pela Vida

unnamed-1

unnamed-2

unnamed-3

unnamed-4

Teve DJ empoderada também arrasando

unnamed-5

Em uma ideia muito criativa: eles disponibilizaram um espelho enorme em que todos podem deixar recados positivos, de apoio e conscientização escritos em batom (o Plano Feminino colaborou com a seguinte mensagem: O rosto de uma mulher empoderada aqui – e uma setinha apontando para dentro de um coração). 

unnamed-10

unnamed-11

unnamed-12

unnamed-13

unnamed-14

As mulheres poderosas que foram dar rosto e apoio à causa.

unnamed

Mais detalhes da festa e do espaço

unnamed-23

unnamed-22

unnamed-21

unnamed-18

unnamed-17

unnamed-15

unnamed-8

unnamed-7

unnamed-6

Serviço
Giro Pela Vida
Local: Parque Ibirapuera (próximo ao portão 10)
Data: 2 a 12 de Outubro
Horário: das 10 às 21 horas

Mamografias
Horário: das 10 às 18 horas
Necessário apresentar o RG/Cartão do SUS/comprovante de residência.

Ana Victorazzi

Jornalista

Apaixonada por café, cor laranja e animais. Formada em jornalismo e mãe de dois gatos, acredita na bondade das pessoas.