Muito além de Frida Kahlo: exposição celebra ainda outras 15 artistas

Toda semana compartilhamos dicas culturais comandadas por mulheres. O Plano acreditar que valorizar o trabalho dessas artistas femininas é uma importante forma de valorizar o universo feminino e mostrar que podemos ser o que quisermos. Confira aqui todos os #PlanosCulturais e divirta-se!

Você deve ter notado nos últimos dias que, finalmente, desembarcou em São Paulo a tão esperada exposição de Frida Kahlo.

Com instalação no Instituto Tomie Ohtake, a pesquisadora Teresa Arqc é a curadora responsável por “Frida Kahlo – Conexões entre Mulheres Surrealistas no México”, coleção que busca mostrar o contrário da figura pop da artista hoje no mundo.

“A figura de Frida é muito comercializada e, muitas vezes, acabam não focando sua obra e suas qualidades como artista”, afirma Teresa.

Mas o que ninguém sabe é que além de Frida, outras 15 artistas mulheres também são celebradas nessa exposição, todas por terem sido diretamente influênciadas pela artista, todas surrealistas e nascidas ou radicadas no México.

São nomes como Remedios Varo, Alice Rahon, Jacqueline Lamba e Maria Izquierdo, que somam mais de cem obras entre telas, desenhos e outros itens que conectam essas mulheres artistas e Frida.

“As obras dessas mulheres têm um conteúdo mais íntimo, o que é universal. Qualquer um pode perceber a emoção que Frida representava: a dor, o erotismo, o vínculo com a família”, afirma Teresa.

65817b40cf2d443e9371ea44766543fd

EXCLUSIVO EMBARGADO SAO PAULO SP 22 09 15 CADERNO 2 EXPOSICAO FRIDA KAHLO. Exposicao Frida Kahlo e as mulheres surrealistas no México, que ira inaugurar dia 27 de setembro no Intututo Tomie Ohtake. Na destaque da foto Auto Retrato com Macacos, 1943. FOTO GABRIELA BILO / ESTADAO

frida_kahlo-32-910x606

frida

fridasp

maxresdefault

resized_frida

FridaKahlo7

FridaSP17

FridaSP18

FridaSP24

FridaSP26

FridaSP27

Ana Victorazzi

Jornalista

Apaixonada por café, cor laranja e animais. Formada em jornalismo e mãe de dois gatos, acredita na bondade das pessoas.