Musculação não causa varizes

Já se falou muito que “musculação causa varizes” e que a prática da atividade não seria aconselhada a pessoas que já tem ou apresentam probabilidade de desenvolvê-las. Agora, especialistas liberam o exercício com peso para pessoas que tem tendência a desenvolver varizes.

Como não poderia ser diferente, nós mulheres, sofremos mais com isso. A maior incidência no sexo feminino está estabelecida e pode chegar a ocorrer 3 vezes mais do que em homens.

As varizes nada mais são do que veias dilatadas que perderam sua função de conduzir com total eficiência o sangue no sentido de retorno ao coração. O problema é que se acreditava que a contração muscular esmagava as veias e atrapalhava o retorno do sangue (retorno venoso) e assim causava as varizes.

O novo conceito utilizado na Angiologia, traz a atividade física, incluindo a muscullação, como benéfica, justificado pelos seguintes motivos :

-Uma das principais causas das varizes é o sedentarismo e os exercícios ajudam a prevenir, pois estimulam a circulação do sangue e evitam o aparecimento de veias doentes.

-Estudos demostrarem que a prática de exercicios fisicos leva a angiogênese, processo onde novos vasos sanguineos são formados a partir de vasos já existentes. O exercício seria capaz de estimular está formação.

Como as veias têm válvulas especiais que permitem somente que o fluxo sanguíneo retorne ao coração, é muito importante ter a musculatura fortalecida, considerando que o fluxo venoso depende basicamente desta contração muscular e de uma pressão abdominal negativa (expiração).

Os exercícios resistidos não causam varizes, pelo contrário, auxiliam no tratamento e na prevenção, desde que feitos de forma correta. Com uma respiração correta, se evita o aumento da pressão sanguínea, com uma expiração completa não ocorre aumento da pressão abdominal e o organismo não é obrigado a forçar as veias da perna a se dilatarem muito.

Assim, nós mulheres, podemos usar a musculação a nosso favor e contra as varizes.

Aproveite e conheça o Plano de Verão. Treino para INICIANTEINTERMEDIÁRIO 1 e INTERMEDIÁRIO 2, Para você cuidar do corpo e deixar o sedentarismo de lado.

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.