Plano de Verão

Musculação não causa varizes

Ao contrário do que se acreditava, a musculação ajuda a prevenir varizes

Ju Jacques
por: Ju Jacques
Graduada em Educação Física e pós-graduada em Fisiologia Humana, professora da M3 Academia

Já se falou muito que “musculação causa varizes” e que a prática da atividade não seria aconselhada a pessoas que já tem ou apresentam probabilidade de desenvolve-las. Agora, especialista liberam o exercício com peso para pessoas que tem tendência a desenvolver varizes.

Como não poderia ser diferente, nós mulheres, sofremos mais com isso. A maior incidência no sexo feminino está estabelecida e pode chegar a ocorrer 3 X mais do que em homens.

As varizes nada mais são do que veias dilatadas que perderam sua função de conduzir com total eficiência o sangue no sentido de retorno ao coração. O problema é que se acreditava que a contração muscular esmagava as veias e atrapalhava o retorno do sangue (retorno venoso) e assim causava as varizes.

O novo conceito utilizado na Angiologia, traz a atividade física, incluindo a muscullação, como benéfica, justificado pelos seguintes motivos :

-Uma das principais causas das varizes é o sedentarismo e os exercícios ajudam a prevenir, pois estimulam a circulação do sangue e evitam o aparecimento de veias doentes.

-Estudos demostrarem que a prática de exercicios fisicos leva a angiogênese, processo onde novos vasos sanguineos são formados a partir de vasos já existentes. O exercício seria capaz de estimular está formação.

Como as veias têm válvulas especiais que permitem somente que o fluxo sanguíneo retorne ao coração, é muito importante ter a musculatura fortalecida, considerando que o fluxo venoso depende basicamente desta contração muscular e de uma pressão abdominal negativa (expiração).

Os exercícios resistidos não causam varizes, pelo contrário, auxiliam no tratamento e na prevenção, desde que feitos de forma correta. Com uma respiração correta, se evita o aumento da pressão sanguínea, com uma expiração completa não ocorre aumento da pressão abdominal e o organismo não é obrigado a forçar as veias da perna a se dilatarem muito.

Assim, nós mulheres, podemos usar a musculação a nosso favor, contra as varizes. 

Graduada em Educação Física e pós-graduada em Fisiologia Humana, professora da M3 Academia

Tags: , , , ,

15 Comentários

  1. viviane silva disse:

    nossa que alivio eu sepre malhava muito preocupada com minhas varizes mas agora to mais traquila por saber de tudo isso obrigada..

  2. CARLA SOUZA disse:

    MUITO BOM SABER, AGORA VOU MALHA MAIS TRANQUILA.

  3. antonia darc disse:

    depois que comecei a fazer musculaçao percebi o aparecimento de vasinhos e veias salientes nas pernas tem como evitalas.

    • gleide selma disse:

      Pode estar ocorrendo sobrecarga de peso. Segundo meu angiologista, você poderá diminuir a carga e aumentar as repetições. É preciso observar a respiração durante os exercícios, a respiração correta é a diafragmática.

  4. Neide disse:

    Eu faço musculação a 7 meses mais ou menos e apareceram varizes em minas pernas, principalmente na direita. O que deve ter acontecido então? estou desesperada pq não quero parar de treinar e estou com medo de parecer mais.

  5. anapaulacosta disse:

    agora estou mais aliviada pois me disseram que era por conta dos exerciocios puchados!

  6. amanda disse:

    depois que comecei a malhar apareceu muitos vasinhos. Antes de fazer um ano me lembro que havia alguns vasinhos, não me recordo qual a carga que pegava nessa época, mas também comecei a prender a respiração, acho que isso contribuiu bastante. Agora faço apenas uns exercícios localizados e o máximo que já peguei até agora foi 16 kg, mas mesmo assim estou com medo. Se vc me esclarecesse mais a respeito iria adorar.

  7. sandra disse:

    Gente,acredito que não é o exercicio q causa varizes, mas sim a forma como sao feitos…se sobrecarregar nosso corpo no caso das pernas, isso não so tras o rompimento de veias como prejudicara o joelho la na frente,buquem apenas a saude e não obsessao por pernas muito grossas com sobrecargas……a saude é o mais importante do que um pa de coxas musculosas! valeu!

  8. sandra disse:

    Melhor dizendo, a saude é mais importante do que um par de coxas! valeu meninas

  9. Jéssica disse:

    Nossa! É muito bom saber que a musculação não favorece o aparecimento das varizes. Pelo contrário, ajuda na prevenção juntamente com uma boa alimentação. Gosto muito de malhar, então é um alívio pra mim

  10. Luciana disse:

    Comecei a fazer musculação há um mês e percebi que apareceu mais vasinhos nas pernas, também passei a sentir um pouco de dor nos pés, como se tivesse aparecido varizes neles. Tenho uma varize um pouco saliente que o médico disse( há dois anos ) que não é caso para aplicação e sim para cirurgia, o fato é que quando malho, percebo que ela fica mais saliente. Não quero parar de malhar mas, estou com medo de continuar, e piorar a situação.
    Gostaria de receber resposta e quem sabe, sugestão de exercícios que devem ser evitados ou a forma correta de se fazê-los, qual a carga adequada, enfim, dicas a fim de evitar o surgimento de mais varizes

    • Ana Paula Passarelli disse:

      Oi Lu!
      É importante a avaliação de um personal junto com a avaliação do seu médico.
      Como ele já te disse que está em uma fase que teria que ser retirada via cirurgia, o melhor é consultar um profissional que vai avaliar e te dizer o que é melhor no seu caso.
      Beijos :)

    • gleide selma disse:

      Essa veia que precisa de cirurgia é a responsável de aparecer outros vazinhos,por isso, é melhor você fazer a cirurgia. Após a cirurgia, faça aplicações nos vasinhos e modere a carga na musculação. Prefira repetir mais os exercicios vom uma carga mais leve.

  11. TAMARA BARROS SEREJO disse:

    Boa tarde! Gostaria de saber se posso voltar a malhar,pq comecei a malhar com 17 anos e agora estou com 22 anos e percebi que estou com mais vasos e tmabém estou mais sedentária,mais sinto umas dores bem quadriceps na parte posterior e tenho tb nas coxas.

Comente!