Projeto 5s | Usando a filosofia japonesa na organização da casa (parte 3)

Vou confessar que não é fácil mesmo colocar um projeto de 5s em ação. No primeiro S precisei me livrar de muita coisa que gostava, mas que percebi que não eram úteis mais, foi realmente difícil, mas a sensação pós descarte é muito boa. Menos coisas dentro dos armários e das gavetas e uma sensação de organização começando a aparecer.

No segundo S, foi a hora de colocar o que ficou no seu devido lugar. Separei prateleiras de pratos, copos, gavetas para cada tipo de roupa, aliás, eliminei muitas gavetas desnecessárias e usei cestas para organizar pequenas coisas nos armários e na geladeira.

Como anda o Projeto 5S de vocês? Ainda em planejamento? Hora de colocar ele em dia e agendar o DIA DA LIMPEZA, que representa o terceiro S, vou falar sobre ele hoje.

Terceiro S

O Seisou é o terceiro S do projeto 5S, uma outra visão sobre a palavra LIMPEZA. Passe aquele olho pela sua casa, nos cantos, atrás dos armários, na janela que não abre, na porta barulhenta…

A função da limpeza é se livrar de todo tipo de sujeira ou mal cuidado com as coisas.

Se você for no dicionário, vai encontrar: qualidade de limpo,  aprimoramento, coisa bem feita, acabada ou caprichada.

Percebe? Não é só passar um pano ou limpar os vidros. Você precisa caprichar e deixar sua casa limpa de tudo que incomoda.

Quer exemplos?

Na minha casa, a porta da cozinha não fecha, aluguei assim e isso me irrita profundamente. Na sala, a janela simplesmente não abre como deveria, e meu carpete tem marcas de anos atrás. Os armários da cozinha tem defeitos nas gavetas e quando vou abrir, PLAFT! o puxador cai.

Entendem como “limpar” vai além de bucha e sabão?

Então, lá vai como você começa o S da limpeza:

PRIMEIRO: Marque o “Dia da Limpeza” Esse dia será para que todos da casa se mobilizem e façam sua parte. Filhos cuidam dos quartos, marido do jardim ou área de serviço, todo mundo tem que colaborar.

Defina Regras! Marque a hora de começar e terminar e as tarefas que cada um tem que fazer. Se você se planejar antes, será muito mais fácil.

Nessa limpeza você terá uma aliada: A caixa de reciclagem (Lembra do primeiro S?) Separe o lixo entre reciclado e orgânico e ajude a natureza =)

Depois que acabar e ver o brinco que a casa ficou, estimule as pessoas da casa a não jogarem roupas ou qualquer coisa pelo chão, avisar SEMPRE que tiver um problema, manter banheiros, pia e tanque limpos e a evitar qualquer tipo de sujeira, ou seja: Sujou LIMPOU! Simples assim.

O mais importante desse S, não é limpar, mas aprender a manter limpo.

Você vai perceber que depois do grande “Dia da Limpeza”, seus equipamentos vão parecer mais novos, os ambientes estarão mais higiênicos, agradáveis e aconchegantes. Além de diminuir o desperdício e melhorar a imagem da sua casa.

O meu “Dia da Limpeza” será domingo. Na minha casa é mais tranquilo, pois não tenho nenhum compromisso.

Então agora é só marcas o seu dia da limpeza e  mobilizar o pessoal ai de casa no Projeto para deixar sua casa linda. =)

 

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.