Social Media Week SP terá 50% de mulheres no palco em 2016

Com 26 anos de trajetória profissional, o Edney Souza trabalhou com tecnologia de 1990 a 2005 e com internet desde 1995. Veio do segmento de tecnologia que é uma área extremamente machista e com pouquíssimas mulheres trabalhando, “Ao vir pra comunicação foi um choque, um mercado que tem muito mais mulheres do que homens, mas quando você olha os cargos de liderança temos pouquíssimas mulheres, apesar de muita coisa ter mudado de 1990 até hoje a representatividade da mulher no mercado é case a ser estudado. As mulheres em geral têm melhor formação, mais habilidade para lidar com o público, ocupam diversos cargos criativos mas são colocadas em segundo plano quando se discutem promoções.”

A frente da organização de um dos eventos mais relevantes do mercado, o Social Media Week São Paulo – SMWSP, ele propõe levar aos palcos do evento o maior número de mulheres possível. “ A ideia da igualdade de gêneros veio na edição de 2013, como uma diretiva global para o evento, aqui no Brasil o resultado foi menos de 20% de mulheres, e eu decidi nos próximos anos tentar fazer alguma coisa para melhorar essa situação”.

Em 2015 o evento teve quase 40% de adesão e em 2016 conseguirá alcançar 50% e o Plano Feminino trará para cá as histórias e experiências destas mulheres que estarão nos palcos! Estamos muito felizes por participar deste momento e contribuir para esta conquista.

Segundo Edney, foi conversando com muitas mulheres, convidando outras para curadoria e organização do evento, acompanhando sites e movimentos que começaram a organizar listas de mulheres para palestrar que isso foi se tornando possível.

Pai de menina, a linda Julia, ele busca fazer a diferença no mercado e contribuir para a equidade e igualdade de gênero:
“Eu sonho pra ela um mundo mais livre onde ela possa ser o que quiser, sem ser julgada nem ter de remar contra a maré para conseguir seguir seus próprios sonhos”.

Screen Shot 2016-06-29 at 6.22.14 PM

Carta do Edney para  Julia | E a gente torce que com estas iniciativas consigamos tornar o futuro dela e de outras meninas muito melhor

“Oi filha, já se foram 10 dias desde o seu nascimento.

Eu não sei se você vai ler isso, mas eu preciso escrever sabe? Pra desabafar um pouco.

Eu nunca fui tão feliz em minha vida, quando eu era mais novo filha, homens se realizavam fechando negócios, marcando gols e conquistando prêmios. Espero que você viva num mundo diferente e a maioria dos homens possa ter orgulho em dizer que sua maior realização foi encontrar a companhia perfeita, ter filhos ou ajudar alguém realmente necessitado…

Nunca deixe as pessoas dizerem quem você e o que você deve fazer filha, você vai construir quem você é de acordo com as suas experiências, e no meio do caminho você vai mudar de ideia várias vezes. Não tenha medo de mudar de idéia filha, o mundo tem mudado cada vez mais rápido e eu não acho que vai ser diferente quando você crescer, então aprenda com o passado mas não se apegue muito a ele, porque tudo pode mudar a qualquer momento.
Nunca tenha medo de pedir ajuda, nós não somos autossuficientes, aliás pedir ajuda é uma ótima oportunidade de aprender e criar relacionamentos. Os amigos que te ajudaram a fazer alguma coisa, ou que você ajudou são aqueles que vão caminhar ao teu lado por mais tempo… (mais aqui https://goo.gl/QYqD9M)

Vamos juntos construir uma sociedade melhor e com mais e mais espaços para mulheres estarem e serem quem elas quiserem ser.

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.