10 mulheres poderosas e um plano: criar uma nação de valor, mais igualitária

O empreendedorismo social está ganhando forma no Brasil. Criado em 2016 por um grupo de 10 profissionais e palestrantes renomadas da área de desenvolvimento humano, o Instituto Nação de Valor (INV) está mobilizando voluntários, empresas e investidores para apoiar projetos alinhados ao 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, em todo território nacional.

“Para que tenhamos um mundo mais sustentável, é necessário o envolvimento de todos. Esta é a proposta dos 17 ODS. Temos uma lista com 169 metas para todas as pessoas, em todas as partes do mundo. Se cumprirmos as metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima. Por isso fundamos o INV”, afirma Katiane Vieira, presidente-fundadora do Instituto Nação de Valor, escritora e palestrante com mais de 15 anos de experiência no mundo corporativo.

“Queremos desenvolver e apoiar projetos sociais que visam construir uma nação mais igualitária. Para isso, estamos viabilizando ações em todo Brasil, norteadas pelos 17 ODS. Nós temos apenas 12 anos para alcançar essas ambiciosas metas. Com a participação de todos, isso se tornará possível”, acrescenta a executiva.

Sem o apoio da iniciativa privada seria impossível mudar a situação de desigualdade no país, avançar na educação inclusiva, combater a mudança climática e promover o crescimento econômico sustentável, sobretudo no contexto em que o país se encontra.

“Estamos intermediando a relação entre empresas que querem apoiar uma causa e líderes de projetos sociais de diversas comunidades Brasil afora. Para isso, organizamos uma série de ações, entre elas o lançamento do livro “Mulher”, cuja verba será toda destinada a esse trabalho”, afirma, por sua vez, a vice-presidente financeira do INV Janaína Paes, palestrante e mentora de carreira. Janaína é também bacharel em Comércio Exterior e com ampla formação em Coaching.

O INV apoia iniciativas como o Projeto de Inclusão Social “Jogando pela Vida”, que atende crianças e adolescentes de famílias em situação de exclusão, proporcionando assistência social, esporte, lazer, educação, formação profissional e entretenimentos, visando o desenvolvimento de habilidades para trabalho, espírito empreendedor, criatividade, iniciativa, motivação e capacidade crítica para o exercício da sua cidadania.

O projeto atende atualmente 180 crianças com idade entre 4 e 16 anos, que também são beneficiadas com atendimento médico, transporte e alimentação. No primeiro semestre de 2018, este projeto pretende atender 260 crianças e adolescentes e, em 2020, ultrapassar 600.

 

 

Projetos como este, além de atenderem aos objetivos empresariais de responsabilidade junto à sociedade, dão muita visibilidade às marcas apoiadoras, através da imprensa e junto a parceiros e atores chave de seus mercados: a sociedade unida por uma nação de valor.

Ao todo, o Instituto Nação de Valor tem nove projetos inscritos até agora, todos disponíveis para empresas que querem fazer o bem e ter um projeto social a favor de sua marca. www.institutonacaodevalor.com.br

Além de Katiane Vieira e Janaína Paes, preside o Instituto a empresária Rita Mamede, especialista em comunicação multicultural e gestão de imagem corporativa. Rita Mamede auxilia empresas em relações sociais e econômicas no exterior, sobretudo China e Emirados Árabes.

O Instituto coloca suas fundadoras à disposição de empresários e jornalistas para prestarem esclarecimentos sobre empreendedorismo social. Exemplos dos assuntos sobre os quais elas podem falar:

  • Empreendedorismo social
  • Como criar e apoiar projetos sociais nas empresas
  • O papel e a responsabilidade das mulheres empreendedoras nos dias atuais
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A seguir, um breve perfil das mulheres do Instituto Nação de Valor, todas elas engajadas no empreendedorismo social.

Janaina Paes de Farias SC Florianópolis

Especialista em gestão de carreira e marcas pessoais.

Katiane Valdeci Vieira SC Florianópolis

Palestrante e escritora – Vem do mundo corporativo. Gestora em grandes empresas nacionais e multinacionais. Três livros publicados.

Rita de Cassia Miranda Nunes Mamede RJ Rio de Janeiro

Empresária, especialista em comunicação multicultural e gestão de imagem corporativa. Viveu fora do país por alguns anos (Emirados Árabes e China).

Andreia Gomes Pereira SP Santa Bárbara do Oeste

Palestrante com foco em vendas e liderança – Faz parte da escola de vendas do grupo KLA.

Carla Falcão Bueno SP Campinas

Especialista em Mídias Sociais – Linkedin e Inovação Digital. Realiza eventos para mães.

Celia Regina Rizzante Silva SP Jundiaí

Executiva de produção de eventos.

Fabiana Fernandes Amaral Colto SP São Paulo

Ministra palestras sobre qualidade de vida, equilíbrio e saúde – Divabéticas.

Helda Elaina Völzbier PR Marechal Cândido Rondon

Palestrante comportamental e motivacional.

Roberta Pauli

Também autora do Livro Mulher, faleceu em 2017.

Viviane Farah Ferreira Nehemy SP São Paulo

Palestrante na Área de Finanças e Investimentos. Tem um case de superação e um livro escrito – Vivificar.

Kelly Sá

Amante da arte, das palavras. Adora crianças, cachorros e gatos. Formada em Letras, adora trabalhar com conteúdo, fazendo das palavras o seu brinquedo preferido.