5 dicas para manter a motivação no trabalho

Quem nunca passou pelo domingo já cansado só de pensar na segunda-feira que estava por vir? Difícil, né? Voltar à rotina, à correria… e pensar no planejamento semanal pode ser algo bastante desafiador pra algumas pessoas.

Mas olha, se você quer fazer acontecer, quer conquistar sucesso no trabalho, ganhar espaço no mercado de trabalho, é preciso dar um tempo neste tipo de pensamento pra que a mente tenha espaço pra realizar coisas grandiosas e colocar os planos em ação no ambiente de trabalho. Mas aí vem a pergunta: como começar a semana com força total?

Acredite, é mais simples do que você imagina. A gente preparou 5 dicas pra você começar a semana com o pé direito e colocar isso na sua rotina. Você vai ver o quanto isso vai te ajudar profissionalmente e melhorar muito sua produtividade. E aí, aquele aumento de salário que você tanto espera, pode chegar mais rápido do que você imagina. 😉

1 – Escute mais

Ouvir é o segredo para colocar as suas atividades em ordem de prioridade. Pergunte ao seus gestores quais são as tarefas mais importantes e estabeleça um tempo cada uma. Ao criar metas de tempo para cada ação fica mais fácil visualizar o que está pendente e quais são as coisas mais urgentes a serem realizadas.

 

2 – Fuja da rotina

Você pode até estar pensando: como fugir da rotina com atividades que precisam ser feitas hoje?
É simples! Faça uma lista das atividades que você precisa realizar e intercale com tarefas diferentes. Entre uma ação e outra escute uma música, tome um café e tire um tempinho pra esfriar a cabeça. Lembre- se de que a rotina somos nós que estabelecemos e alterar um pouco pra tornar mais agradável só depende de você!

 

 

3 – Mantenha-se no presente

Durante os períodos de crise de uma empresa e do país é normal acontecerem cortes e demissões. Entretanto, quando deixamos de viver o presente e ficamos preocupados se seremos o próximo da lista, automaticamente não cumprimos todas as nossas tarefas, porque a ansiedade toma à frente.

Uma boa tática é praticar Mindfulness e manter uma planilha de atividades no dia a dia. Anote todas as tarefas que cumpriu naquele dia. No final do expediente você conseguirá visualizar melhor o que fez e se programar para o dia seguinte. Se organizando dessa forma, você terá a sensação de dever cumprido e, como consequência, a sua mente ficará relaxada. Isso é um processo químico. Assim, você se manterá no presente e isso vai se refletir na produtividade.

 

4 – Fique longe de fofocas

As conversas paralelas no ambiente de trabalho podem até servir de gatilho para novas ideias. O lado ruim delas é quando esses papos tendem ir para o lado negativo, ou seja, quando acontecem as famosas fofocas. Quando surgirem assuntos mais provocativos, levante da sua mesa, tome um café, mas não esteja junto dessas pessoas. Pensamentos ruins levam a conversas ruins e estragam o dia a dia de qualquer um.

 

5 – Não abuse das horas extras e faça algo que goste no tempo livre

Praticar um esporte ou conversar com um amigo é sempre bom pra mente. Então, reserve um período do seu dia para fazer algo que realmente goste. Isso vai refletir no seu ambiente de trabalho e fará de você um profissional melhor e mais feliz. Além disso, cumpra seu horário de trabalho e, se possível, não fique muito tempo além da sua carga horária, porque o cansaço irá comprometer a qualidade da sua entrega e vai impactar no dia seguinte.

Então, para fechar com chave de ouro, lembre-se sempre: Respire, estabeleça horário para as tarefas, tire um tempo pra você que não só a sua semana será mais produtiva, como você também terá um rendimento muito maior no trabalho e isso só traz resultados positivos.

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.