5 filmes protagonizados por mulheres negras para você assistir

Na mídia e no entretenimento, a diferença entre as histórias protagonizadas por homens e mulheres ainda é muito grande, e os avanços são lentos. Estamos acostumadas a ver atores interpretando papéis principais e as mulheres como secundárias na trama. E esse fato é ainda mais agravante quando falamos de mulheres negras no cinema.

Quando as vemos nas telas, independente do seu tom de pele e características físicas, as personagens são, em sua maioria, estereotipadas e acabam reforçando papéis que buscamos tanto mudar em nossa sociedade.

Pare um segundo e tente lembrar de personagens que você possa ter visto:

  • Mulher negra irritada e/ou raivosa (“angry black women“).
  • Empregada doméstica ou babá.
  • Jovem negra promíscua, hiperssexualizada e/ou envolvida com drogas.
  • Mulher negra barraqueira, escandalosa.
  • Amiga negra engraçada da turma.

Estes são só alguns exemplos de papéis que reforçam estereótipos. É preciso destacar também que tudo depende da forma que elas são colocadas no filme e de como se relacionam com os outros personagens que envolvem a trama, mas geralmente são mulheres que não tem muitas falas desenvolvidas, histórias de background bem trabalhadas e não são protagonistas.

Porém, nem tudo está perdido. Temos muitas mulheres negras protagonizando filmes, dirigindo e também escrevendo roteiros. Pensando em dar mais dar mais visibilidade a esse tema, separamos alguns filmes protagonizados por mulheres negras. Preparem a pipoca!

Estrelas além do tempo

O filme, baseado em uma história real, conta sobre a vida de três matemáticas da NASA, durante o auge da corrida espacial vivenciado na Guerra Fria, e os desafios que enfrentam para serem reconhecidas profissionalmente. Protagonizado por Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe, as cientistas lideram diferentes frentes da operação tecnológica e mostram que podem sim ocupar aquele espaço e se tornam figuras fundamentais para conquistar a vitória dos Estados Unidos contra a Rússia durante a guerra. Anota aí a dica e corre pra assistir!

 

 

Histórias Cruzadas

O filme se passa na década de 60, no Mississippi, Estados Unidos, em meio a luta pelos direitos civis, e conta a história de Skeeter (Emma Stone), jornalista que decide escrever um livro sobre a vida das mulheres negras que trabalhavam em lares brancos. Ela começa a entrevistar essas personagens e a trama gira em torno da escritora e as duas domésticas Aibileen Clark (Viola Davis) e Minny Jackson (Octavia Spencer).

Ficou curiosa para assistir? O filme está disponível na Netflix! Dá uma olhada no trailer:

 

Preciosa

Retrata a realidade de uma jovem grávida, de 16 anos, que vive em uma família conturbada. Jones (Gabourey Sidibe) não sabe ler nem escrever, foi abusada pelo pai e sofre maus tratos da mãe, até que encontra a oportunidade de ser transferida de escola e vê sua vida mudar. Com a ajuda de sua professora e com o apoio de novos amigos, Preciosa passa a reescrever sua história.

 

Mother of George

O filme narra a história de um casal nigeriano que vive em Nova York. O longa apresenta as relações familiares, pressões que as mulheres da Nigéria enfrentam e traz diversos aspectos culturais. Com a atuação da Danai Gurira, (conhecida pelo filme Pantera Negra e pela personagem Michonne, em The Walking Dead) o filme trabalha com uma combinação de atuações incríveis, além de uma bela fotografia.

 

 

A Vida Secreta das Abelhas

Uma família de 3 mulheres negras apicultoras moradoras de Carolina do Sul abriga Lilly, uma menina de 14 anos e sua amiga (e enfermeira). A jovem decidiu fugir para a cidade, por ter ouvido uma dica de que a sua mãe morara lá quando era criança, e vai para lá determinada a encontrar respostas sobre a morte dela.

O filme trata sobre questões de racismo e machismo, e principalmente sobre empatia, e é estrelado por Queen Latifah, Jennifer Hudson, Alicia Keys, além da Dakota Fanning.

 

Gostou das dicas? Comenta aqui outros filmes que você já assistiu e vamos aumentar essa lista! #NegrasOcupam

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.