Aconteça o que acontecer, continue respirando

Às vezes, tudo o que a gente precisa é de um pouco de ar no meio dessa rotina insana do dia-a-dia. A gente se desespera, chora, comete as atitudes mais ingênuas, pelo simples fato de achar que o momento ruim que estamos vivendo é eterno e que nunca mais conseguiremos sair dele. Sabe, eu estou falando de problemas, conflitos emocionais, dificuldades financeiras, vontade de jogar tudo pro alto. Tô falando de épocas em que  parece faltar ar, em que o nosso pé esfria e que a música de Maísa faz todo sentido e se torna trilha sonora de nossos dias: “Meu mundo caiu”.

Quando a gente está em momentos assim não adiantam frases de autoajuda.

LEIA MAIS: Dicas para dormir melhor!

3290970519_2d6de72989_b

A gente quer é resolver as coisas, tirar os sentimentos ruins de dentro da gente, se libertar e voltar a dar risada de uma piada sem graça, pelo simples fato de que sorrir faz bem pra pele e pra alma. Mas as vezes a gente se apega em pequenas coisas ou pessoas pequenas e acaba com a oportunidade que tínhamos de recuperar o tempo perdido e superar as fases ruins da vida. Para de respirar.

Parece meio pesada esta conversa, mas não é.  Em tempos de perfis perfeitos no Facebook, em que todos parecem ser bem sucedidos física e espiritualmente, o que mais se vê são consultórios atolados de gente fazendo terapia para vomitar suas fraquezas e neuras. Eu prefiro escrever – cada um na sua.  E respirar. Aprendi com minha avó: – Respira fundo e pense numa boa ideia. Ela me falava e eu acreditava que daria certo. Deu. E ainda dá!

Se você é uma dessas pessoas, que pensa que só com você as coisas não acontecessem e que todo mundo se dá bem, menos você – entre outras paranoias. Pare de ser egoísta e não queira a desgraça só pra você! Por aqui as coisas também dão errado e muito. Mas a boa notícia é que de tanto errar uma hora a gente acerta. E isso é maravilhoso! Tipo achar o palito premiado de seu sorvete preferido, sabe? É tipo isso.  Minha avó falava uma frase que explica tudo o que eu estou querendo dizer: “No final, tudo dá certo!”  e é verdade, dá mesmo! Tem outras frases que ela falava no auge de seus 80 anos de pura lucidez e alegria de viver, que faz todo sentido e viraram aprendizado pra mim, quero compartilhar:

Me diga com quem andas e direi quem tu és.

Depois de anos aprendi a cair e levantar com classe, a reconhecer meus amigos e inimigos – sim, não adianta você achar que todos te amam, a gente tem de escolher um caminho. Não ficar em cima do muro sempre faz com que a gente escolha por defender certas ideologias que vão de encontro com alguém/alguns e isso faz parte da vida. Fuja de pessoas que não têm sonhos nem objetivos. Escolha seus parceiros e amigos com cuidado, seja seletivo.  Amigos de verdade são essenciais para tirar a gente do baixo astral.

Aconteça o que for, continue respirando.

Não abaixe a guarda, não se desespere. Respire fundo. Relaxe. Tente. O ar é tudo o que a gente precisa para se sentir bem e seguro. Então puxe todo o ar que voce pode pelos seus pulmões e acredite, grandes coisas estão por vir.

O peixe morre pela boca.

Pare de ficar contando de sua vida e de seus planos para qualquer um.  Concentre-se no jogo. Espere acontecer e depois compartilhe.  A superexposição nas redes sociais pode te fazer recuar várias casas. Pense antes de jogar as palavras em sua timeline.

Cachorro que ladra não morde.

Ao invés de ficar falando, faça! Pare de planejar e arregace as mangas para fazer acontecer. As vezes eu reencontro pessoas depois de anos e elas estão com o mesmo discurso, os mesmos planos, as mesmas vontades. Fico me perguntando o que elas fizeram durante o período todo que não nos vimos, que ainda não colocaram em prática suas vontades.  Colocar um plano em ação dá trabalho e precisa suar pra conquistar os sonhos. Falar demais e agir de menos é a fórmula para o fracasso. Então, AÇÃO!

Fé em Deus e pé na tábua.

A gente precisa ter fé. Acreditar. Em Deus, em quem você quiser, mas sobretudo,  em nós mesmos. Quando a gente acredita em nossos planos, a gente contagia tudo e todos a nossa volta e isso não é bruxaria, nem nada, é a força da vida que conspira a favor de quem corre atrás e não desiste com os tropeços.

 

Eu acredito que a fé move montanhas. Acredito nos ensinamentos de minha avó e em meus aprendizados com a vida. Acredito inclusive que este post pode fazer um bem danado pra quem estiver com a bunda no sofá reclamando da vida, ou se achando o patinho feio da história.  A boa nova é que todo mundo se ferra na vida, mas também tem a oportunidade de chutar as desgraças de lado, sacudir a poeira, dar a volta por cima e acertar. Só depende do que você vai querer fazer com as pedras que estiverem em seu caminho. Respire. Respire fundo.  E continue. Tudo vai se acertar.

LG-arterapia-selo

LG Brasil apresenta o canal “Pratique Arterapia”, um espaço aqui no Plano Feminino com experiências, entrevistas e dicas para te inspirar e ajudar a tornar sua casa um espaço com novos significados para a mulher, um espaço prazeroso para curtir e relaxar.

“Pratique Arterapia” é apresentado por LG Brasil e a linha Inverter de ar-condicionado. Os aparelhos da linha Inverter V da LG economizam até 60%* de energia se comparado aos aparelhos convencionais. O exclusivo filtro 3M tem a função Ioncare, que elimina 99% dos vírus e bactérias presentes no ar, além do sistema de ionização que ajuda a hidratar a pele.

Pratique Arterapia com a gente!

*Economia obtida em testes realizados pela LG comparando o modelo Inverter V com um modelo não Inverter.

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.