Adeus China

Inspirada pelo post que a Passa escreveu sobre os atletas chineses nas olimpíadas de Londres 2012, quem não leu clique aqui, resolvi dar a dica de um livro maravilhoso pelo qual sou completamente fascinada. O livro é Adeus, China: o último bailarino de Mao, escrito por Li Cunxin. O livro conta a história e a trajetória de um jovem camponês, de um vilarejo extremamente pobre do nordeste da China, desde sua infância, o seu ingresso na escola que possibilitou que fosse observado e escolhido para frequentar a escola de balé da Madame Mao. Ele fez parte de uma das maiores companhias de balé do mundo. Conheceu pessoas ilustres como presidente e primeira-dama, astros de cinema e pessoas influentes dos Estados Unidos. Tornou-se o último bailarino de Mao e uma das figuras mais querida e admirada do Oriente. Essa é a história de Li Cunxin.

Esse resumo não chega nem perto do relato do próprio Li Cunxin. O livro descreve a influência da cultura chinesa nos comportamentos cotidianos, na sociedade, na escola e na família. Assim como, mostra a importância dele ser escolhido, pois para ele representa a busca por uma vida mais digna, com uma educação melhor, comida e melhores opções. Além disso, Li Cunxin conta como é a busca pela excelência. Sim, as crianças aprendem que devem buscar a excelência. Após ler este livro, comecei a entender mais a cultura chinesa, e ainda, como é difícil mudarmos a cultura de uma pessoa, empresa, cidade, povo, quem dirá de uma nação enorme como a China.

Para vocês ficarem com vontade vou citar um trecho do livro que me marcou muito. Certo dia durante uma aula o professor de Li Cunxin lhe chama e diz: “Para ser o melhor, é preciso primeiro ter a ousadia de tentar! Nada é impossível para quem tem medo. Não quero que seja o melhor da turma: quero que você seja o melhor do mundo”.

Fazia muito tempo que não lia um livro tão bom, emocionante. Li este livro muito rápido, pois a história é fascinante, e chorei muito também. Li Cunxin nos emociona contando sua trajetória e grande importância que a família tem na nossa vida. Durante todo o livro fiquei torcendo por Cunxin, chorei em seus momentos tristes e vibrei com cada conquista. Ao final, tive a certeza de que não vem de graça neste mundo e de que somos vencedores.

Cada um de nós tem uma história linda como a de Cunxin. Saiba que para entender a China, somente conhecendo a sua história. O livro ainda traz belas imagens da vida de Li Cunxin, como sua família, apresentações, infância, amigos e ainda alguns lugares da China. Este livro você vai conhecer mais sobre a história da China, sua cultura, quem foi Mao e ainda se emocionar.

Nós somos afiliados da FNAC online ele está com desconto por R$38,70 através deste link http://el2.me/qfQh