Aluna da Etec de Santo André vence desafio de culinária e ganha curso na Itália

Foi com um fettuccine ao ragu de linguiça suína flambado na cachaça, que a estudante Mariane Fausto Felix venceu hoje, dia 22 de outubro, o desafio de culinária ‘Uma massa criativa dentro da tradição italiana’.

A disputa foi realizada entre alunos do curso técnico de Cozinha das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) no laboratório da unidade Santa Efigênia, na Capital. Mariane, que estuda na Etec Julio de Mesquita, em Santo André, ganhou uma bolsa de estudos no Italian Institute for Foreigners (ICIF), em Piemonte, na Itália e ela deve viajar em outubro do ano que vem para realizar o curso.

“Em casa sempre comemos linguiça com abóbora, então, coloquei esses ingredientes na receita. A cachaça dá o diferencial”, conta Mariane.

“Acredito que (a viagem à Itália) será uma experiência única, que vai me agregar conhecimento e cultura.” Mariane está no segundo semestre do curso técnico e quer seguir carreira na gastronomia. Ela é formada em Relações Internacionais, mas percebeu que sua verdadeira paixão está nas panelas, foi aí que decidiu mudar seu foco de carreira.

 

 

Outros cinco estudantes participaram da final com receitas que transitaram entre o clássico italiano e a cozinha brasileira. Ana Caroline Alexandre da Silva, da Etec Camargo Aranha, ficou em segundo lugar com uma receita usando molho de beterraba e quiabo defumado e terá a oportunidade de estudar culinária italiana no ICIF do Brasil. Mais de 30 estudantes se inscreveram para a competição.

 

 

Rumo à Itália

Mariane é a segunda aluna do Centro Paula Souza premiada com bolsa de estudos para estudar no ICIF italiano. Thayna Cruz, autora da melhor receita de risotos em um desafio no ano passado, embarcou em outubro e está estudando no Costigliole d’Asti, sede da instituição italiana, com todas as despesas pagas. Em novembro, ela inicia estágio em um restaurante da região.

Que orgulho ver essas meninas conquistando espaços. Queremos ver muito mais. Queremos ver meninas e mulheres cada vez mais serem protagonistas de suas histórias. Elas têm um Plano e podem realizar tudo o que quiserem.

Kelly Sá

Amante da arte, das palavras. Adora crianças, cachorros e gatos. Formada em Letras, adora trabalhar com conteúdo, fazendo das palavras o seu brinquedo preferido.