Amigo, sem nada em Troca

Todo mundo precisa de um amigo. É verdade. Eu admiro amizades de longa data.  Admiro e cultuo. Tenho poucas, mas incrivelmente verdadeiras. Sabe aquele amigo que mesmo depois de tempos sem encontrá-lo o sentimento é de que você o viu há algumas horas? Pois é, isto é tão fantástico. Existe algo de mágico entre amizades verdadeiras. Amizades que não esperam nada em troca, simplesmente são.  Ultimamente tenho percebido que esta palavra para muitos tem sinônimo de interesse. Pessoas que se aproximam em busca de algo que possa beneficiá-las. Logo,veem a amizade como forma de favorecimento e puro interesse. Isso é triste, banal e puramente humano.  Sim, não quero ser apocalíptica, mas a maioria das pessoas estão padecendo de ética, respeito ao próximo, compaixão e sentimentos maiores do que a pequenez interesseira de se aproximar de alguém apenas por conta de seus contatos, posição social, status.

E como diria o filósofo e escritor Marques de Maricá “O interesse forma as amizades,o interesse dissolve-as”, por isso, amizades verdadeiras são cada vez mais raras. Se você tem, conserve-as, cuide. Uma amizade verdadeira faz bem a alma e para o coração

Amigos verdadeiros se doam, juntam forças, unem seus poderes para combater a “Legião do Mal “ e se protegem. É assim que tem de ser. Quem sabe não está na hora da vida começar a imitar a arte e se espelhar por exemplo, em desenhos que marcaram nossa infância, como SuperFriends? Os superamigos tinham como filosofia, a verdade, a paz e a justiça para toda ahumanidade. Tá aí, uma boa inspiração para voltarmos a essência da amizade de verdade. Quem sabe assim, poderemos confiar mais uns nos outros e abandonar as salas de terapia e psicanálise para curtir um bom papo de boteco com amigos verdadeiros, desabafando sem reservas e se sentindo seguro de verdade?

Tenho de fechar esta reflexão com uma frase do ator Paulo Goulart que acabei de ouvir enquanto escrevia este texto – coincidência? Não acredito nisso, ela tinha de estar aqui: “ Para o verdadeiro amigo, tudo. Para os outros, justiça”.

 

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.