Sempre vejo em jornais casos de mortes ou agressões entre namorados. Isso me faz pensar bastante em até que ponto o amor e a vontade de proteger o outro pode ir. E vem a pergunta: amor pode ser taxado como obsessão? Na minha opinião não.

As duas coisas são bem diferentes. Amor é uma espécie de sentimento que implica em uma intensa ligação por algum ser. Em outras palavras, é o não saber viver sem… Presente ou não, que seja apenas em pensamento, porque uma hora tem que partir ou deixar ir. Essa emoção é despertada quando você se sente bem e seguro próximo da pessoa, objeto (ex: “carro”) ou animais (têm animais de estimação que vivem na família por anos, transformando isso em um elo de amor). Não consigo concordar com casais de namorados que com um mês de namoro já falam “eu te amo”. Não, por favor não façam isso! É uma confusão com o sentimento “paixão”…  Não pode ser considerado amor… Mas vamos deixar esse assunto para uma outra conversa.

Obsessão. Pode ser considerado uma doença? Sim, é uma doença. É uma espécie de super, hiper, mega encanto por algo. Tem gente que é obcecado por limpeza, pela segurança dos filhos, por algum objeto, alguma pessoa e entre outros. No caso da obsessão por pessoas, é querer ver a pessoa feliz, mas não aceita ver a pessoa feliz próxima de outra pessoa.

Isso é bem serio, porque esse tipo de situação de superproteção afasta o protegido e pode levar a um “custe o que custar”: você vai ficar comigo por bem ou por mal. Isso já passa para outro nível psicológico. Pode até lembrar um outro sentimento, o ciúmes certo? Porém o ciúmes não é considerado uma doença, apenas uma reação por alguma ameaça real ou imaginária.

Agora vamos colocar frente a frente o amor e a obsessão.

AMOR

OBSESSÃO

É deixar o outro livre

É posse

É colocar-se em primeiro lugar

É anulação

É aceitar o outro

Idealizar o outro

É junto

É sozinho

É trocar

É fuga

 

16 thoughts on “Amor ou obsessão?

  1. lissandra m,de.oliveira says:

    eu me sinto uma prissionera detro de minha casa ás vezes ele sai daí ,eu fico com os meus pesamentos e esta paz e ssosego vota a mente fuciona, um eijo foi bom desabafar.tchau!

  2. Roberta says:

    eu acho que eu preciso de ajuda pois,eu não sei viver sem meu namorado estou passando por uma fase dificio eu estou sentindo muita falta dele eu acho que sou obsessa por ele, ai so deus ele sendo 18 anos mais velho que eu eu apenas quero ser feliz ao lado desse homem que eu amo demais[]

    • Viviane Duarte says:

      Roberta, a gente primeiro precisa se amar, para depois amar o outro. E se amar MUITO. Sabe, as vezes a baixa auto-estima nos faz tão dependentes do outro, que isso
      sufoca a pessoa que está do nosso lado, e nos torna menos interessante. Tente sair cm amigas, faça amizades, não se anule e viva feliz com você primeiro, depois, contagiar o outro com esta energia e amor será muito mais fácil e seguro. Bjs

    • Jota says:

      Então me liga que faço vc se esquecer dele rapidamente, pois um homem de verdade nunca deixa de lado que se ama de verdade.

    • thaynara says:

      eu tambem to mesmo barco eli é 19 anos mais velho que eu nao sei viver sem ele
      so de pensa ja sofro sou desperadamente apaixonada por ele.. bji

  3. vivian says:

    As vezes não sei se amo ou odeio meu marido. Ele é dominador tem que ser sempre do jeito dele e eu sempre cedo. Mas as vezes acho que ele passa da conta ,mais o medo de perde-lo é tão grande que acabo ficando quieta.

  4. luisa gusmao says:

    obsseçao é o que eu acho que me faz sofrer tenho uma relação muito conturbado com um home que conheço desde os dezoito anos e co quem casei e tenho dois filhos maravilhosos a nossa relaçao sempre houve muita paixao muito amor vivi alguns momentos bonitos mas ele sempre me foi infiel e eu nunca aceitei esta situaçao mas ela nunca deixou de ter as suas aventuras ae que aos 55 anos acabei por pedir o divorcio mas nao resoçveu aminha situaçao continuei com ele com uma situaçao indefenida mas nao quero continuar com isto mas sou eu que nao me conssigo libertar estou sempre a penssar nele atoda a hora noite e dia e horrivel nao sei oque fazer onde vou arranjar forças para me libertar isto so me faz mal e a culpa minha

  5. luzileid Mara says:

    Eu ñ digo que sou obssessiva mas sim que o amo demais, eu sei aue ele tanbém me ama, mas a culpa foi minha, eu comete tantos erros no meu passado e agora ele tem medo de voltar pra mim, depois tem uma mulher que esta interferindo na minha relação com ele, e ele como ja é intereceiro optou ficar com ela por causa do dinheiro que ela tem…. Por favor me ajudem a superar isto..

  6. kyka says:

    Bem eu descobri que na verdade estava sendo obsessiva e não amando desesperadamente como imaginei, e qd cai na realidade entendi que estava sufocando a outra pessoa, que o que sentia era na verdade obsessão, ou simplesmente o medo excessivo de perder, uma sensação de perda antecipada, e qd entendi passei a compreender que o amo mais de uma forma mais tranquila, mais consciente por que num dizer de uma forma mais madura … E quero fazer esse relacionamento da certo. Creio que o primeiro passo ja conquistei, reconhecendo que estava errando …

  7. Yara kosi says:

    Eu amo o meu namorado mais as pessoas dizem k xtou obusecada por ele lhe perdi por ser ciumenta e por quer o bem dele o amo muito xtou triste xtou sofrendo me ajudem já nao sei o k fazer cmigo mexma

  8. dora nunes says:

    Bom não sei muito bem o que falar PK eu própria passei por uma relação em que ele era observado por mim mas ganhei alguma forca e com ajuda de amigos consegui livra me dessa relação sem anexo algum a toda agente que tiver passando por este tipo de relação não se deixem levar por isso pois esse tipo de pessoas que sai obsecadas tem como arma jogar muito com o psicológico da outra pessoa fazendo chantagens emocionais ameaças ect…não são estas pessoas obsecadas que tem o poder de mandar na vida da outra pessoa nos e que temos de mudar a nossa vida e mudar a nossa começa por combater os nossos próprios medos de algumas chantagens que esse tipo de pessoa faz, sei que pode ser difícil mas gente olhem para a frente e pensem se e com esse tipo de pessoa que querem viver pois quando o amor se torna numa relação onde não a confiança nem respeito acham que vale a pena continuar assim ? A vida e muito bonita para nos deixaremos consumir por uma relação que não vai dar em nada . A todos o que estão a passar por uma relação assim só tenho a dizer que não se deixem levar por chantagens emocionais pois este tipo de pessoa gosta de fazer os outros sentirem se culpados,gostam de serem vitimas. Hoje posso dizer que tenho uma relação saudável com outra pessoa que me ensinou novamente o que era amar e ser amada . no começo acreditem que não e nada fácil deixar uma pessoa que ta obsecada mas no momento em que conseguimos mudar o nosso pensamento e deixar de ligar as ameaças que este nos faz acreditem que deram um passo ,sejam felizes que já ta mais que na hora

  9. Eliane says:

    Eu terminei um relacionamento por causa disso. inicio era só amor, mas com o tempo ele se demostrou obsessivo, muito ciume sem nexo. Infelizmente o amor foi se destruindo, a amizade, admiração acabou. Olha se você esta obcecado não ignore mude, isso machuca muito o seu parceiro. Eu ainda sofro, mais não vejo perspectivas de uma relação saudável juntos. Ele é um rapaz lindo, inteligente, simpático e fiel. Eu sei que um dia ele me amou, mais não soube ter sabedoria. E por fim, agia de forma grosseira e infantil. Eu sofro por mim e por ele, amo ele de verdade e não lhe desejo esse mal. Me afastei porque não tinha força para continuar e nós dois estávamos em um grande sofrimento. Mas eu lutei e se ele tivesse enxergado, a sua obsessão e tratado tenho certeza essa história seria diferente. Eu não deixei de amar, mas agora é livre para tentar ser feliz e eu também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *