Andréa Nehme comanda ONG que ajuda moradores de rua

A empresária Andréa Nehme, de 49 anos, assumiu em 2015 o posts de presidente na ONG Reintegra Turma da Sopa, uma instituição que cuida de moradores de rua que sofrem, principalmente, nas épocas de baixa temperatura.

O grupo existe desde 1992 e hoje conta com 93 voluntários. De segunda a quinta, eles estacionam uma van na Rua Conde de São Joaquim, na Bela Vista, e distribuem cerca de 300 pratos por noite.

Andréa, antes de assumir o cargo de liderança, estava com a ONG há uma década já. A presidente diz que entregar comida é só uma forma de chegar até eles. “Tirar essas pessoas da rua é o nosso principal objetivo”, afirma em entrevista à Veja SP.

Eles também oferecem tratamentos dentários, cursos profissionalizantes e internações em clínicas de reabilitação. “Eles perderam tudo: os documentos, a vontade de ser como os outros…”, descreve Andréa. “Queremos recuperar a dignidade dessas pessoas.”

A Turma da Sopa, que é financiada por doações de empresas e de simpatizantes da causa, já impactou 2000 moradores de rua. Com 318 certidões de nascimento emitidas, 139 encaminhamentos para a terra natal, 27 cursos técnicos realizados, 211 óculos confeccionados, 86 enxovais presenteados, 46 000 cobertores e 883 200 litros de sopa distribuídos.

História da Sopa from Viizuo Design Gráfico & Web on Vimeo.

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.