Após sete meses na África, brasileira faz documentário contanto histórias das mulheres que conheceu

Perto dos 30 é normal ter aquele momento de reavaliar a vida. Foi nesse ponto que a jornalista e documentarista brasileira Eliza Capai resolveu passar sete meses viajando sozinha pela África em 2010. Assim, sem muitos roteiros, planejamento, praticamente apenas com uma mochila.

Nessa imersão, ela captou impressões sobre a vida das mulheres que encontrou enquanto passava pelo Marrocos, Cabo Verde, Mali, Etiópia e África do Sul.

64fe6f_90699d367e2d0bf16d91eb5f1a5fd622.jpg_srb_p_695_502_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srb

O encontro com tantos tipos de mulheres e, principalmente, culturas virou o documentário Tão Longe é Aqui.

“Muitas vezes, era difícil imaginar viver como aquelas mulheres com quem eu conversava. Pouco a pouco, a incompreensão que nascia do choque entre universos tão diferentes – poligamia, meninas com clitóris cortados, leis punitivas para o sexo antes do casamento – gerou uma crise: encarei meu próprio preconceito, minha própria cultura machista” (trecho do documentário).

O longa, que teve sua estreia em 2013 na Mostra Competitiva do Femina com direito ao Prêmio Especial do Juri, contou com financiamento coletivo, o que é bem impressionante, pois na época em que a arrecadação estava rolando esse modelo não era tão conhecido.

O resultado você pode assistir na íntegra e sem custo nenhum. Isso mesmo! Pode preparar a pipoca e apertar o play que ele é 100% aberto e disponível para quem quiser ser tocado e inspirado por tantas histórias de mulheres.

“Eu penso que é apropriado que cada sociedade faça sua própria análise. Não há modelo perfeito da situação da mulher. É verdade que as mulheres têm problemas – na África, assim como na Europa e no Brasil. As situações são diferentes e eu acho que chegou a hora de dar a palavra às próprias mulheres. A gente não pode emancipá-las por elas, assim como não pode querer o desenvolvimento da África sem a participação dos africanos” (trecho do documentário).

E então? Pronta para viajar sem sair de casa e conhecer mulheres do outro continente? Bom filme!

Tão Longe é Aqui from Eliza Capai on Vimeo.

Sinopse oficial: A partir de memórias guardadas de uma longa viagem, uma carta é enviada para o futuro. Sozinha, longe de casa e às vésperas de completar 30 anos, uma brasileira parte em uma jornada pela África. Na carta para sua filha, ela conta dos encontros com mulheres que vivem em suas culturas e tempos. Um diário, um road movie e um convite a todas as pessoas que lideram seus próprios caminhos.

Ana Victorazzi

Jornalista

Apaixonada por café, cor laranja e animais. Formada em jornalismo e mãe de dois gatos, acredita na bondade das pessoas.