Este peixe de águas frias e profundas é um grande amigo do coração. Ele possui componentes, os ácidos graxos insaturados (ômega-3), que tiram de circulação substâncias pra lá de perigosas para a saúde das artérias, no quesito ácido graxo ele só perde para o salmão. O atum garante também bom aporte de ferro, mineral encarregado de uma missão nobre: dar um chega pra lá na anemia.
O ômega-3 também é de extrema valia para os diabéticos, pois melhora a atuação da insulina, hormônio fabricado pelo pâncreas e capaz de tirar o açúcar da circulação sanguínea.
O atum também é fonte de cálcio, mineral essencial para os ossos e de vitamina D, que ajuda o organismo a aproveitar melhor o mineral. Para as gestantes, este alimentos é obrigatório, isso porque suas moléculas contribuem para o desenvolvimento do feto e diminuem o risco de o bebê nascer com baixo peso.
Quanto consumir?
Coma o peixe fresco à vontade, a versão enlatada também vale, mais opte pelos conservados em água para não haver disputa com o ômega-3 com o óleo vegetal utilizado na conserva.
100g de atum cozido o que equivale a uma posta pequena do peixe tem…
133 Kcal
Ômega-3 2,82g
Ferro 2mg
Selênio 80 mcg
Cálcio 18mg
Receita: Atum com purê de verduras
-
1,2 kg de atum vermelho
-
1 kg de abóbora
-
1 kg de batatas
-
2 cenouras
-
1 pimentão
-
1 cebola
-
1/2 talo de aipo
-
Salsinha para enfeitar
-
Salsinha, sal e pimenta a gosto
-
Molho:
-
500 ml de vinho Merlot
-
3 colheres (sopa) de demi-glace
-
1 colher (sopa) de pimenta vermelha
Modo de preparo
Descasque, pique e cozinhe os vegetais até que fiquem bem tenros. Escorra a água, amasse os vegetais, misture-os num purê, tempere com sal e pimenta; reserve. Corte o atum em porções de 200 g e grelhe rapidamente de ambos os lados deixando o interior vermelho.
Molho:
Reduza o vinho com a pimenta. Adicione o demi-glace e continue mexendo até que fique consistente.
Montagem:
Coloque o purê no centro do prato e os pedaços de atum por cima. Verta o molho sobre o atum e decore com a salsinha.
Rendimento: 6 porções