Como fazer Networking?

Depois de 15 anos no mundo corporativo, passei a observar mais atentamente tudo e todos à minha volta. Já observava antes, mas agora minha “lente” parece estar mais nítida para certas situações, pessoas e trabalhos. Digamos que com o tempo a gente passa a enxergar melhor o jogo.

Existem muitas situações engraçadas, inusitadas e muita saia justa para compartilhar sobre o mundo dos negócios, mas hoje resolvi trazer pra cá um assunto que tem me  chamado atenção nos últimos meses, o networking. Será mesmo que as pessoas sabem o que estão fazendo quando dizem praticar o bendito networking?

Tem muita gente que na ânsia de galgar espaços mais interessantes em sua vida profissional, perde o tom e passa a ser inconveniente no momento da troca de contatos e relacionamento com outras pessoas.

Frequentemente vejo casos deprimentes de pessoas trocando cartões de forma frenética e irritante em eventos. Olham para o cargo da pessoa estampado no crachá do evento, pegam o cartão e viram imediatamente para saber a posição da pessoa na empresa – e se não interessar: partem para a próxima vítima.

Parece até que não sabem exatamente o que estão fazendo – apenas trocam cartões – interrompendo conversas e fazendo uma lambança em eventos e contatos via redes sociais.

Conversando com algumas amigas do mercado, destacamos algumas dicas que valem a pena praticar se você quiser fazer conexões com propósito:

  •  Concentre-se nas pessoas e não em suas próprias expectativas de ganho com este ou aquele  contato. Isso é deprimente e patético.
  • Se aproxime das pessoas se você tem algo a oferecer. Networking é uma troca.
  • Não use e nem acumule pessoas nas suas redes. Conecte-se à elas com verdade.
  • Construa relações de confiança e empatia.
  • Networking não é sobre distribuir cartões desesperadamente em eventos. Não é sobre adicionar todo mundo como BFF no Facebook e Linkedin.  Networking é distribuir inspiração e engajamento. É conectar  propósitos com as pessoas.

Vale a pena prestar atenção na forma e no motivo pelos quais nos aproximamos das pessoas.

 

 

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.