Chieko Aoki quer ajudar mulheres a ocuparem espaços e posicionar a Rede Blue Tree como a melhor do mercado

Chieko Aoki fundou a rede de hotéis Blue Tree Tower e construiu uma rede gigante de hotelaria. Uma mulher com descendência oriental que construiu uma história incrível e quer inspirar muitas mulheres a serem o que quiserem ser, a serem líderes e ocupar cada vez mais espaço.

Nascida no Japão, Chieko chegou ao Brasil aos seis anos. Na década de 1960, aos 18, iniciou sua vida profissional na Ford. O cargo: secretária. “Consegui a vaga logo na minha primeira entrevista. Adorei”, diz.  Na mesma época, ela ingressou no curso de Direto da Universidade de São Paulo. Formada em Direito, com cursos em Administração na Universidade de Sofia, em Tóquio, e de Administração Hoteleira, na Cornell University, nos Estados Unidos.

No início da década de 1970, ela se casou com o empresário John Aoki, da companhia japonesa Aoki Corporation, que atuava nos setores de engenharia civil, navegação e hotelaria. O marido trouxe Chieko para o mundo dos hotéis. Era o início da carreira da Dama da Hotelaria.

Após estudar administração hoteleira em Tóquio e Nova York, ela atuou na área de marketing e vendas até chegar à presidência do Caesar Park e do Westin Hotels & Resorts, subsidiárias da empresa do marido. Aos 40 anos – e sem filhos –, ela comandava uma cadeia com cerca de 80 hotéis espalhados por 19 países.

 

 

Claro que as coisas não aconteceram assim tão fácil. John Aoki, marido de Chieko, sofreu um acidente vascular cerebral que o tirou da vida empresarial. O episódio levou à venda do Caesar Park para o grupo mexicano Posadas, em 1997 e foi aí que ela decidiu empreender, lançando a Blue Tree Hotels. “Fiquei com alguns hotéis da antiga marca Towers e fundei a minha própria empresa, a Blue Tree”. A inspiração pra dar um nome à rede, veio do seu sobrenome. Aoki, em japonês, significa “árvore azul”.

Só pra ter uma ideia da força dessa mulher, em dez anos, ela transformou a Blue Tree Hotels numa das maiores redes hoteleiras do país. Hoje, a rede administra hotéis da marca Blue Tree Park (resorts e hotéis de categoria luxo com grandes áreas de lazer e de eventos), Blue Tree Premium (hotéis de categoria alto padrão com serviços executivos e sofisticados), Blue Tree Towers (hotéis de categoria superior especializados no segmento business) e Blue Tree Hotels (hotéis chiques, interessantes e modernos dentro do conceito ‘home feeling’).

No Brasil, Chieko Aoki é conhecida como a dama da hotelaria brasileira, pela inovação e talento. Participa de diversas organizações privadas e do governo, como o Conselho de Empresários da América Latina (CEAL), Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), grupo Brasil-Japão da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Academia Brasileira de Eventos, Associação do Centenário da Imigração Japonesa e de várias entidades ligadas ao turismo. Em 2006, foi eleita presidente do LIDEM – Grupo de Mulheres Líderes Empresariais e passou a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Marketing, entidade criada para integrar os melhores profissionais brasileiros. Ufa… ela não para mesmo!

Quando falamos de mulheres na liderança Chieko é bem firme em dizer que temos que continuar lutando para ocupar os espaços que queremos na sociedade: “Queremos mostrar que as mulheres realmente têm esse papel importante na sociedade brasileira. Não podemos só dizer ‘eu tenho um papel importante’, temos que mostrar quais são as mudanças, que atividades temos feito: nós vamos ao Senado, onde está a questão da cota de 30% para mulheres nos conselhos das empresas”, completa a empresária. O projeto, inclusive, agora está sendo discutido na Câmara dos Deputados

Para inspirar mulheres a chegaram cada vez mais ao topo em suas carreiras, Chieko diz que o caminho é começar desde cedo e mostrar que é possível, sim, realizar seus planos:

“É importante encorajarmos e inspirarmos um número maior de jovens, homens e mulheres, e mostrar que tudo pode acontecer na nossa vida quando realmente somos protagonistas, queremos, nos empenhamos, nos esforçamos para chegar a uma determinada meta.”

Seus planos são consolidar ainda mais a rede Blue Tree como a mais conceituada operadora brasileira de hotéis, com reconhecimento pela alta qualidade, elegância e estilo próprio de serviços e também ser inspiração e ajudar mulheres a realizar seus planos e ocuparem os espaços que quiserem.

E você, tem um plano ou conhece uma mulher incrível que está fazendo acontecer na sua área de atuação? Então, compartilha com a gente no e-mail elatemumplano@planofeminino.com.br que queremos trazer sua história pra inspirar muitas outras mulheres a fazer acontecer! Vamos juntas?

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.