Atividade física pode ser entendida como qualquer movimento produzido pelo seu corpo que provoque gasto calórico acima dos níveis de repouso. Assim atividades no trabalho, em casa e programas de exercício físico podem entrar neste termo. O exercício físico é definido então, como uma atividade física que envolve a realização de movimentos intencionais, de determinados grupos musculares, ou seja uma atividade sistematizada.

É muito fácil perceber que a prática do exercício físico melhora a disposição para atividades diárias. Porém muito mais que uma boa sensação no dia-a-dia, o exercicio tem papel fundamental na saúde das mulheres. Existem benefícios comprovados em ambos os sexos, porém na mulher este assunto assume caracteristicas próprias, pois existem diferenças hormonais, doenças que afetam mais o sexo feminino e adaptações específicas.

Até este ponto, tudo certo, que tal comaçar a práticar algum exercício então? Muita calma! Alguns cuidados precisam ser tomados antes. Veja algumas dicas para começar e levar em frente a prática, de forma saudável:

– Faça uma avaliação médica, principalmente se você tem mais de 35 anos ou tem histórico de doenças na familia.

– Escolha algo que você goste, para que consiga seguir em frente. De nada adianta começar a correr no parque se na verdade você adora aulas de dança ou ginástica.

– Faça uma alimentação adequada. Nada de jejum, não se iluda achando que ficando sem comer você conseguirá emagrecer. Equilibrio entre exercício e alimentação é muito importante.

– Tome água, seu corpo precisa ser hidratado, principalmente em dias muito quentes, quando perdemos mais líquido, a sede é um sinal do corpo pedindo água.

– Utilize roupas adequadas e confortáveis. Descarte a idéia de roupas quentes para perder peso. O que acontece é um aumento na transpiração e perda de liquido e nãoa queima de gordura.

– Não busque resultados imediatos, seu corpo precisa de tempo para responder aos novos estímulos e se adaptar.

– Respeite seus limites, o exercicio fisico não precisa ser extenuante para refletir em benefícios para saúde.

– Procure ajuda e orientação de profissionais capacitados para que a prática seja segura.

– Se precisar de um incentivo, procure alguém para te fazer compania, isso serve de motivação para não abandonar suas atividades. Agora é só criar coragem e começar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *