Começar um exercício é fácil

Maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na façanha de um soldado grego que em 490 a.c. correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas.

Hoje, se você quiser começar a correr, não se preocupe, não será necessário atravessar um campo de batalha, começar é muito fácil. É preciso disposição, alimentação balanceada e roupas e calçado adequado.

A corrida é um exercício aeróbico, que aumenta a resistência muscular, principalmente dos membros inferiores além de melhorar a capacidade cardiorespiratória. Além de trazer benefícios como: diminiuir stress, ansiedade, riscos de infarto, colesterol, peso corporal, aumentar a auto-estima, qualidade do sono, massa muscular e metaolismo, melhorar circulação do sangue e pressão arterial.

Se o individuo já é ativo, o inicio da prática é mais fácil, porém quando se está começando o ideal é ir da caminhada para a corrida gradativamente! O início deve ser lento e respeitando os limites individuais.

Quando estiver correndo lembre-se sempre que o seu corpo se adapta especificamente ao estresse do treinamento e que adaptações fisiológicas levam tempo, pois o corpo precisa “entender” o que está acontecendo; Seu organismo só vai se adaptar de forma positiva a aumentos graduais na carga de treinamento, aumentar a carga de forma brusca poderá levar a lesões, doenças ou cansaço excessivo.

– Verifique com seu médico se você está apto a fazer atividade física;

– Sempre aqueça caminhando por 2 ou 3 minutos;

– Não corra se estiver sentindo dores;

– Não corra em jejum;

– Aproveite a delícia de fazer exercício físico ao ar livre e boa corrida!

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.