Como fazer um currículo e encontrar um emprego novo

curriculo-emprego

Se formar é um dos maiores desejos de fim de ano e chegar a formatura é uma realização. Hora de preparar o currículo e começar sua carreira no mercado de trabalho.

Há um monte de gente desempregada por aí. Se o mercado é muito superior a demanda, como ter certeza de passar no processo de triagem de currículo para a rodada de entrevistas? Fazendo com que seu currículo seja impecável.

Pesquisadores afirmam: 95 a 99% de currículos tem coisas que não deveriam estar lá. A regra geral é: NÃO colocar qualquer coisa para distrair o leitor de suas realizações reais. Currículos precisam ser conciso e claro.

Reunimos algumas dicas para que seu currículo fique longe da lata de lixo:

1. Livre-se do objetivo.

Se você enviou seu currículo, já é óbvio que você quer o trabalho. Em vez disso, escreva uma frase que defina a profissional que você é.

2. Cortar todas as experiências de trabalho irrelevante.

Se você ainda está listando empregos que tem pouca relevância, é hora de seguir em frente e mostrar as reais experiências que você tem, mesmo que sejam poucas. Você pode ter sido a rainha da organização do estoque da loja, mas já é hora de deixar isso nas lembranças, não no seu currículo.

3. Falar de coisas pessoais: estado civil, preferência religiosa e números de previdência.

Este talvez tenha sido o padrão no passado, mas agora todas essas informações são desnecessárias e não possuem relevância para selecionar seu currículo. Além de desnecessário, pode ser perigoso. Seus dados de previdência podem ser usados por pessoas de queiram burlar as leis trabalhistas.

4. Não deixe o seu currículo exceder uma página.

Sim, isso pode ser difícil se você teve muita experiência e está orgulhosa de tudo isso. Mas só porque você é orgulhosa, não significa que é necessariamente relevante. Empregadores não têm tempo para ler duas páginas inteiras.

5. Não lista de seus hobbies.

No máximo, coloque o link para o seu Facebook (Se fizer sentido ok?). Em outras palavras, não colocar nada em seu currículo que é irrelevante para o seu trabalho.

6. Não lhes dê a chance de adivinhar sua idade.

Sim, sua idade é incluída nos dados pessoais, mas se você não quer ser discriminado  de uma posição por causa de sua idade, tire a sua data de formatura.

7. Não escreva o seu currículo na terceira pessoa.

Escreva seu currículo em primeira pessoa e mostre suas qualificações.

8. Não inclua referências.

Se o seu empregador precisar de suas referências, eles vão te pedir.

9. Não inclua uma conta de e-mail “duvidosa”

gatinha86@email.com ou jujuglitter@email.com são motivos de piada. Mulheres! Façam e-mails que não sejam tão cafonas! Ele leva alguns minutos e é gratuito.

10. Não há necessidade de identificar o seu número de telefone.

Não há razão para colocar a palavra “telefone” em frente ao número real. É muito bobo. Eles sabem que é seu número de telefone. A mesma regra se aplica a e-mail.

11. Não incluir suas informações de contato atuais de negócios.

Isso não é apenas perigoso, é estúpido. Você realmente quer empregadores chamando você no seu emprego atual? Como você vai lidar com isso? Ah, e por falar nisso, seu atual empregador pode monitorar seus e-mails e telefonemas. Portanto, se você não está com vontade de ser demitido, ou potencialmente acusado de roubo de serviços, deixar a informação de negócios off “.

12. Tenho um perfil no Linkedin atualizado.

O Linkedin foi responsável pelos meu dois últimos empregos. Saiba ser encontrada, quando uma empresa precisar de alguém como você. Use palavras-chave, termos de referência, anexe projetos e links de sucesso. Venda seu peixe!

E lembre-se, filtre o conteúdo do seu currículo pela relevância e terá muito mais chances de ser chamada.

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.