Post patrocinado por Atroveran
Quem nunca deixou de pedir um aumento porque achava que ainda era cedo ou não era tão boa para fazer tal proposta para a empresa? Quem nunca deixou de levantar a mão para fazer uma pergunta em um evento ou sala de aula, porque achou que talvez sua pergunta não fosse tão interessante assim? Pois é. A gente faz dessas coisas.
A gente às vezes acha que não é capaz e para. E paralisa. E deixa a oportunidade passar. E deixa o colega assumir o cargo que seria nosso se acreditássemos mais em quem somos e ousássemos a competir. A levantar a mão. A assumir como numa jogada de vôlei – quando a jogadora vê a bola do time oponente ser arremessada e grita DEIXAAAAA! Aliás, sempre admirei estas pessoas.
No colégio tinha amigas que gritavam DEIXAAA e eu me arrepiava de medo e orgulho da coragem delas. E assim, observando estas pessoas que acreditam e arriscam, aprendi a me colocar diante da bola e assumir o protagonismo do jogo. O que falta para você ser esta mulher?
É importante ter medo e normal que tenhamos diante de desafios, mas ele tem de nos impulsionar e não neutralizar. O medo traz a visão de risco e capacidade de calcularmos cada ação com responsabilidade, nos impede de fazer as coisas por impulso.
Use exatamente assim o medo que tem de realizar os planos. Avalie. Calcule. Se posicione. Aja. Corta esta insegurança que te impede de avançar e se posicione como protagonista de sua história. Um exercício interessante que aprendi a fazer é responder para mim mesma: “o que está me deixando insegura em relação a isso?”. E mapear os pontos fracos da situação, explorando cada um com ações positivas que possam me ajudar a romper esta insegurança e avançar.
Como empreendedora, passo por várias fases de insegurança, mas nunca as deixo vencer. Corto logo! Seja numa mesa de negociação com clientes gringos (com meu inglês “sambarilove”) ou num projeto novo, avanço. Grito DEIXAAA e percebo que a cada insegurança que corto da minha vida, cresço como mulher – em todos os sentidos.
O que acha de mapear suas inseguranças, identificar o que te deixa assim e cortar logo isso da sua vida? Faça este exercício e compartilhe comigo, quero saber como foi! Boa sorte e corta logo, more!