Apesar do número de mulheres em cargos de liderança estar crescendo no Brasil, ainda somos minoria, representando apenas 11% dos cargos de chefia no país.
Uma pesquisa sobre empoderamento feminino no mercado de trabalho realizada pela People Oriented traz boas notícias: 66% dos executivos brasileiros apóia cotas corporativas para mulheres.
Atualmente as multinacionais são as que mais dispõem de iniciativas voltadas às mulheres, com quase 60% das empresas disponibilizando alguma ação voltada para mulheres. Entretanto, os números caem conforme diminui o porte da empresa, exceto no caso das microempresas, que apresentam iniciativas do gênero em quase 40% de suas unidades.
As ações mais comuns são a remuneração única por cargo, e não gênero, o auxílio-creche e a licença-maternidade estendida, seguidas do equilíbrio obrigatório na quantidade de homens e mulheres em processos seletivos.
Essa pesquisa mostra que a igualdade de gêneros ainda é um desafio para o mercado de trabalho brasileiro. Observamos uma mudança progressiva de pensamento; no entanto, ainda é preciso evoluir para ações efetivas que garantam as mesmas oportunidades para homens e mulheres.
Helena Magalhães, sócia da People Oriented.
Ou seja: as coisas vêm melhorando, mas ainda precisamos caminhar bastante rumo à igualdade no mercado de trabalho.