Cotas para Mulheres Líderes: Executivos Apóiam

 

Apesar do número de mulheres em cargos de liderança estar crescendo no Brasil, ainda somos minoria, representando apenas 11% dos cargos de chefia no país. 

Uma pesquisa sobre empoderamento feminino no mercado de trabalho realizada pela People Oriented traz boas notícias: 66% dos executivos brasileiros apóia cotas corporativas para mulheres. 

Atualmente as multinacionais são as que mais dispõem de iniciativas voltadas às mulheres, com quase 60% das empresas disponibilizando alguma ação voltada para mulheres. Entretanto, os números caem conforme diminui o porte da empresa, exceto no caso das microempresas, que apresentam iniciativas do gênero em quase 40% de suas unidades.

As ações mais comuns são a remuneração única por cargo, e não gênero, o auxílio-creche e a licença-maternidade estendida, seguidas do equilíbrio obrigatório na quantidade de homens e mulheres em processos seletivos. 

Essa pesquisa mostra que a igualdade de gêneros ainda é um desafio para o mercado de trabalho brasileiro. Observamos uma mudança progressiva de pensamento; no entanto, ainda é preciso evoluir para ações efetivas que garantam as mesmas oportunidades para homens e mulheres.

Helena Magalhães, sócia da People Oriented.

Ou seja: as coisas vêm melhorando, mas ainda precisamos caminhar bastante rumo à igualdade no mercado de trabalho.

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>