Duda Kértesz tem um plano: ver cada vez mais mulheres em cargos de liderança

Maria Eduarda Kertész, mais conhecida como Duda Kértesz, nasceu em Salvador, e de lá saiu para estudar administração de empresas na Eaesp/FGV, em São Paulo, ainda adolescente. Duda viu sua carreira decolar! Por todas as empresas por onde passou, como Price Waterhouse e Schering Plough, ela ganhou destaque pela sua dedicação e vontade de fazer acontecer. Agora, na Johnson & Johnson, onde está há 25 anos, ela é Presidente de uma das divisões do negócio de Consumo da Johnson & Johnson nos EUA, chamada HealthE e diz que ora chegar onde está, não se intimidou diante dos desafios e mostrava o quanto queria chegar à liderança. “Sempre fui uma pessoa de muita coragem e iniciativa”, disse ela.

Sua trajetória na Johnson & Johnson começou em 1993, como Trainee de Marketing e, ao longo dos anos, conquistou uma posição de liderança atrás da outra. De estagiária à gerente de produto, Duda ganhou terreno e, aos 29 anos, já era Diretora de Marketing:

“Foi um grande salto na minha carreira, pois tive que ocupar uma posição no comitê executivo da companhia, onde todos os membros eram muito mais experientes que eu. E eu era a única mulher ali”.

Na atual posição como Presidente de negócios de Consumo da marca nos EUA, Duda é responsável por marcas como JOHNSON’S®, LISTERINE®, Oral Care e BAND AID®. De abril de 2011, até o 2016, Duda foi presidente da multinacional no Brasil e, como uma líder incrível, mostrou que pode ocupar os espaços que quiser. Ela conquistou a grande cúpula da empresa, por seu destaque extraordinário: sob o comando da executiva, a empresa cresceu 80% desde 2010. Tá bom, ou quer mais?

 

 

Pra chegar tão longe, a executiva diz que o apoio da família foi extremamente importante, porque eles a impulsionavam a fazer cada vez mais e melhor: “Desde muito cedo também tive grande apoio dos meus pais, que me ajudaram a cultivar uma boa autoestima quando me ensinaram que eu poderia arriscar, tentar fazer mais e errar, porque eles estariam ao meu lado.”

Duda também está sempre preocupada com a participação da mulher no mercado de trabalho, e seu plano é ajudar mulheres a conquistar cargos de liderança para estarem em pé de igualdade com os homens, mas ela sabe que precisamos lutar para que isso aconteça porque segundo dados de pesquisa da McKinsey & Company, as mulheres levarão 100 anos para alcançar o mesmo número de cargos de CEO ocupados pelos homens: “Não me conformo com o fato de que nem minha filha nem minha neta viverão uma realidade muito diferente.”

Refletindo sobre suas conquistas até aqui, Duda diz que enfrentou muitos desafios no caminho, mas que a grande diferença foi saber como superá-los: “Acho que meus grandes aprendizados se deram em momentos nos quais eu não estava exatamente ‘pronta’ para assumir uma posição de comando, mas me foi dada a oportunidade de fazê-lo e eu encarei o desafio com coragem e humildade para discernir o que poderia agregar e o que teria que aprender com aquilo”.

Duda Kértez é realmente uma inspiração e tanto, né? Ela construiu uma história incrível na sua carreira e continua colhendo os frutos da sua determinação. Duda ainda trabalha para puxar mais mulheres com ela, para que cada vez mais elas ocupem espaços como lideres e CEO’s de grandes empresas.

E você, tem uma história incrível que quer dividir com a gente? É só mandar por e-mail no elatemumplano@planofeminino.com.br, que a gente vai contar sua história em breve por aqui pra inspirar muitas outras mulheres a fazer acontecer por aí.

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.