E essa moda da Barbie, hein?

moschino-barbie-moda-beleza

Foto: Getty Images

Às vezes, eu fico completamente chocada com a indústria da beleza e da moda. Por exemplo, esses dias, li que algumas mulheres estavam fazendo lipo na panturrilha para poder “entrar” em determinadas botas. Na minha cabeça, é muito óbvio que deveria ser o contrário. Marcas deveriam fazer peças que nos vistam. Mas parece que para algumas pessoas, estou equivocada.

E agora surge essa onda Barbie de ser… na passarela, nas recepções de cirurgiões plásticos, no mundo da beleza! Bom, todas nós, gostando ou não, já tivemos uma dessas bonecas em algum momento da nossa vida. E muitas já desejamos outros itens da famosa boneca: ter a casa da Barbie, o carro cor de rosa da Barbie, o marido da Barbie! Mas eu acho que deve ser errado desejar o marido dela, né? Eu sei que desde cedo somos incentivadas – ou forçadas – a procurar um padrão de felicidade e beleza de boneca!

Mas a gente se esquece de um fato importante: Bonecas não são de verdade! Digo, pessoas de verdade! Elas não menstruam, não incham, não têm cravos. Elas não precisam decidir seus looks todas as manhãs, não sentem dores nas pernas depois de um dia todo de salto! Não acordam com olheiras, seus cabelos estão sempre arrumados… Então, quando crescemos, tomamos um banho de realidade! Nossa perna não ficou tão longa e fina quanto a perna da Barbie! Nosso cabelo reage ao clima. E ainda tem o nosso namorado que ao invés dos músculos definidos do Ken, tem pelos indesejados pelo corpo! Aff… E agora, boneca, o que fazer?

Bom, não adianta simplesmente esquecer a referência e impedir que nossas filhas tenham uma boneca má dessas! Precisamos, sim, ter fontes de inspiração, metas bem definidas de como queremos estar ou de onde queremos chegar com nossa aparência. Mas jamais podemos deixar o bom senso e o auto-conhecimento de lado. É preciso sacar até onde nosso corpo vai chegar de forma saudável sem entrar na nóia de se transformar em alguém que a revista desenhou, e não em uma versão melhor de você mesma! Se curta, se cuide. Faça sua dieta! Pratique seus exercícios. Cuide do seu cabelo, da sua pele. Das unhas, do corpo! Mas não se esqueça de cuidar da sua essência, das suas verdades. Senão, você vai ficar igual à Barbie: linda por fora e vazia por dentro!

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.