É tempo de desconstruir: dane-se o que os outros irão pensar

Desconstruir. Esta é a palavra. Esgotar o assunto até que se faça entender: somos mais do que os estereótipos que nos bombardeiam a cada dia. Outdoors, cartazes, anúncios, banners, nós mesmas. Tentamos nos adaptar a padrões e sabotando nossos corpos, nossos sonhos.

Desconstruir. Já pensou em como fazer isso a partir de você mesma? Desconstruir. Parar de olhar para o espelho como o vilão. Pro teu corpo como um problema. Ir à academia porque AMA seu corpo e não porque o odeia e quer que ele se torne o que não é. Descontruir. Vi esta campanha e chorei. Lembrei da forma como tratava meu corpo na adolescência. Anorexia. Bulimia. Fome. Medo.

this girl can

This Girl Can inspirou 2.8 milhões de mulheres a colocarem seus corpos para malhar, mas por causas e motivos que fazem muito mais sentido. Amor a eles. Desconstruir. Filmes, fotos, redação. Em cada detalhe uma forma empoderadora de levar a mensagem que precisa ecoar aos quatro cantos do mundo: ame-se do jeito e da forma que você é.

Não se enquadre a padrões. Descontrua-se de tudo o que tentaram enfiar na sua cabeça. Se reinvente e vai viver a sua vida. Chame suas amigas, reúna todas e vá! Esta campanha, criada por Tanya Joseph, foi uma resposta à pesquisa realizada no Reino Unido, que mostrou a diferença de gênero nos níveis de exercício entre homens e mulheres e também o nível de exigência, apontando que muitas mulheres adiavam iniciar exercícios por medo de serem julgadas por sua aparência ou performance nos treinos.

untitled

Um retrato empoderado de nós mesmas. Mulheres de várias idades e corpos – sem photoshop. Sem imagens irreais de modelos ou atletas. Praticando diversos esportes. Felizes. Trazendo mensagens divertidas e desafiadoras. Descontruir. Rir. Nos libertar. Despertar. This Girl Can já foi visto 37 milhões de vezes on-line e impulsionou mais de 660.000 tweets com a hashtag oficial da campanha: #thisgirlcan.

this gril can

A campanha está incentivando as mulheres a se mexerem, sem medo de julgamentos, mas porque se amam. E também a compartilharem seus medos e fortalecerem umas às outras com lições de vida poderosas. Sim, essa garota pode. E ela está dentro de você! De cada uma de nós. Avante!

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.