Ela pilota a sonda mais importante da NASA, a Cassini

Foto: El País

Ela é espanhola, tem 32 anos e ganha a vida pilotando naves espaciais pelo Sistema Solar.  A engenheira Mar Vaquero mora em Pasadena nos EUA e controla a trajetória da sonda mais importante em funcionamento, a Cassini, da NASA.

“Meu trabalho é pilotar a nave, fazer as manobras necessárias para devolvê-la a sua trajetória de referência, que é a necessária aos cientistas para estudar o planeta e me assegurar de que esteja sempre no local certo na hora certa”

Mar pilota bem demais, pois a Cassini é a nave que chegou mais próxima de Saturno. Fez manobras arriscadas passando entre o anel interno e as nuvens nas camadas externas da atmosfera do planeta, uma região inexplorada até agora. Cruzou e fotografou sem sofrer dano, ou seja…. Mulher dirige mal onde???

Se isso não bastasse, Mar em sua tese de doutorado tratou do tema que é quase da ficção científica “Como transportar uma nave pelo Sistema Solar usando a menor quantidade de combustível e até mesmo nenhum”.

“Em cada manobra sempre existe uma margem de incerteza, não sabemos exatamente qual é a massa do planeta e de suas luas, de modo que sempre existe uma margem de erro sobre qual é sua localização exata. A navegação melhorou muito desde que chegamos a Saturno [em 2004]. No começo a margem de erro era de vários quilômetros, mas agora se reduziu a poucas centenas de metros.”

A engenheira espanhola conta que desde de menina, aos 12 anos, quando frequentava um clube de astronomia em sua cidade para ver as estrelas pelos telescópicos já pensava em ser cientista e pesquisadora. O seu pai é guarda civil e a mãe assistente de saúde então foi importante para ela ter estímulo e apoio externo para desenvolver habilidade e apoiar seu plano. #TodaMeninaTemUmPlano

 

Liliane Ferrari

Jornalista, consultora e professora de Mídias Sociais do UOL, Escola Cuca, Ecommerce School, Quero Ser Social Mídia, Plugcitarios, e eduK. Apontada como uma das 10 mulheres mais influentes da internet brasileira pelo iG. Com passagem por empresas como Petiscos, LiveAd, Editora Trip, Editora Alto Astral, TV Globo, Time4Fun, C&A, O Boticário, Colgate, Santander, Facebook, entre outras.