Ela Tem um Plano: Tania Mujica fala sobre a importância de vivermos o presente

Tania Mujica é peruana, mãe, coach, analista comportamental, instrutora de meditação e desde 2005 se apresenta como “Estátua Viva” nas ruas de São Paulo, atividade que lhe permite descobrir de forma prática a arte de meditar em qualquer lugar. Demais, né? Quando a conheci fiquei pensando que queria ter esta atitude em 2016. Queria estar mais conectada ao meu presente, sem claro, deixar de fazer planos! Pensar no futuro é genial, mas cuidar do nosso presente é essencial para gente viver melhor, com menos histeria, sabe como? Eu sou dessas: HISTÉRICA. Enquanto realizo algo bacana, já estou fazendo planos futuros e assim, freneticamente, sem perceber, nem curto o gosto da conquista. Conversando com alguns amigos descobri que eles estão vivendo da mesma forma. A gente faz acontecer, mas logo já está envolvido com novos projetos e esquece de viver o presente como deveria. Você está assim? Então, vem ler estas cinco dicas da Tania, uma mulher que há 10 anos tem a coragem de ficar horas no centro da cidade mais movimentada deste Brasil, sem falar uma palavra – estática – vendo as pessoas andarem e correrem para lá e para cá em busca de seus sonhos, muitas vezes, só de corpo presente, mas com a mente no passado ou anos à frente.

“Durante muitos anos fiz os mesmos pedidos de sempre: saúde, amor, bens materiais, novos conhecimentos….até descobrir que existia um pedido que NÃO estava na lista, mas que foi capaz de transformar toda a minha vida de dentro para fora: VIVER NO PRESENTE.”

tania-mujica-estatua-viva

Reconcilie-se com a morte
O medo da morte é irônico porque basta estarmos vivos para termos certeza de que vamos morrer. A morte tem se tornado um tabu em nossa sociedade, que insiste em acreditar que somos imortais. Não somos. E entender isso nos fará aproveitar melhor cada segundo que temos em nossa vida.

SUSPIRE mais
Relaxe. Absorva mais oxigênio. SUSPIRE e conecte-se ao presente. Suspirar alivia as tensões do nosso corpo. Por exemplo: quando a gente se depara com uma linda paisagem, ou morde uma trufa de chocolate que dissolve na boca, ou encontra um amor avassalador, o que fazemos? SUS-PI-RA-MOS, certo? E exatamente neste momento estamos contemplando o presente. Só ele. Entendeu? Então, suspire mais e volte para o presente.

Adiante o seu prazer de viver. Não adie seu prazer de viver.
O dia em que eu emagrecer…o dia em que comprar um carro…o dia em que eu fizer o MBA..o dia que…o dia que… A ânsia de realizar faz a gente não aproveitar a trajetória que trilhamos para chegar às nossas conquistas e faz a gente adiar nossa felicidade. Para que o dia nunca vai chegar e que estamos vivendo somente para ele. Precisamos aprender a viver sem tantas cobranças.

Seja confidente dos seus sintomas
Os sintomas do nosso corpo aparecem pra dizer que precisamos parar e prestar atenção em nós mesmas. E o que a gente faz? Se entope de remédios para acabar com eles, que em sua maioria, estão ali para nos fazer desacelerar, repensar a vida e viver melhor.  Observe seu corpo e o que ele te fala. Mesmo que a gente fuja do presente, nosso corpo está inteiramente nele e nos força a perceber isso e tomar uma atitude antes que seja tarde.

Aprenda com as crianças
Elas são mestres na arte de viver e aproveitar o presente. Quando estão na praia, não estão pensando em selfies, mas na textura da areia, no mar infinito aos seus olhos, no vento que bate em seus rostos. Elas vivem intensamente o presente e nos inspiram a fazer o mesmo. Observe os pequeninos e procure fazer o mesmo.

“Há 3 frases de Lao Tsu muito simples e reveladoras:
Se você está deprimido, você está vivendo o passado;
Se você está ansioso está vivendo o futuro,
Se você está em paz, você está vivendo o presente.

Eu NÃO SEI qual tempo você está vivendo e também NÃO SEI qual é o desejo do seu coração mas uma coisa sim lhe garanto. Se você sentir a verdadeira paz interior, você vai além dos seus próprios desejos.”

Que a gente não se torne refém de nossas ansiedade e que o ano de 2016 esteja repleto de planos para o futuro, mas sobretudo, de planos para o presente, para vivermos intensamente cada oportunidade de nosso cotiano, curtindo quem somos, nos empoderando e certas de que somos a melhor versão de nós mesmas. Sorte e paz pra gente. <3

 

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.