Elisangela Peres tem um plano: apoiar e dar visibilidade às marcas com propósito

Elisangela Peres tem 37 anos, é jornalista, mestre de cerimônias, apresentadora de programa de TV e mãe do Felipe (12) e da Gabriela (5). Desde criança queria ser jornalista. Quando seu pai comprou uma filmadora, aquelas grandonas com fita VHS, brincava muito, ora como cinegrafista, ora na bancada de um telejornal. Sua infância foi simples e feliz.

Sempre estudou em escola pública e, mesmo diante das dificuldades, acreditou que poderia ser o que quisesse na vida. Seus pais, muitos presentes, incentivaram a seguir em frente em uma carreira difícil,  mesmo não tendo padrinhos para ajudá-la a entrar na área.

Aos 17 anos entrou na faculdade de jornalismo e, ao mesmo tempo, começou a trabalhar como assistente comercial em uma empresa de vendas de painéis publicitários. Depois de alguns anos, virou coordenadora de marketing da empresa. Fez um curso de especialização em TV e, logo entrou para o Grandes Nomes da Propaganda, hoje exibido na Record News, para falar sobre comunicação, propaganda e marketing.

 

 

Historicamente o mercado publicitário, editoria em que a jornalista atua, é formado por homens, brancos e de classes sociais mais favorecidas, mas ela diz que vê um movimento de transformação começando a acontecer: “Hoje, muitas agências estão preocupadas em promover a equidade de gênero e a diversidade dentro das empresas. A discussão ainda é recente, mas algumas companhias já estão caminhando para esse lado“, diz a jornalista.

Como mulher, nunca sofreu preconceito, mas, já houve casos, como por exemplo, na cobertura de um grande congresso de tecnologia em Barcelona, frequentado por um público, em sua maioria masculino, onde a jornalista percebeu olhares de estranhamento por ser uma mulher, carregando uma câmera, e cobrindo um evento de tecnologia.
 
Uma outra situação, que infelizmente temos presenciado na mídia e no relato de colegas da profissão, é a questão do assédio. Elisangela Peres relatou uma situação no qual um empresário de uma grande companhia, ao final de uma entrevista realizada em um hotel, informou o número do quarto em que estava hospedado e a convidou para subir na maior naturalidade:

“A atitude foi tão inesperada que eu pensei que estava enganada sobre a situação. Não conseguia acreditar no que estava ouvindo, na maneira horrível que tinha sido abordada.”

Nos casos acima, a jornalista comenta que a saída foi mostrar seriedade, firmeza e segurança para superar o constrangimento. Ela diz ainda, que o assédio deve ser debatido nas empresas e as mulheres devem ser ouvidas sobre essa questão.

Um dos planos da jornalista é sempre apoiar e dar visibilidade para marcas que vão além de vender produtos ou serviços: “Eu quero mostrar iniciativas que contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária, como projetos de empreendedorismo feminino, projetos que estimulam a educação, campanhas que quebram os estereótipos etc.”

Profissionalmente, a jornalista vive um momento especial. Foi indicada ao prêmio Comunique-se, um dos mais importantes da área, e está concorrendo na categoria Comunicação – Jornalista de Propaganda e Marketing. A apresentadora diz que se sente orgulhosa por estar concorrendo ao prêmio: “Tenho mais de 10 anos de atuação na área e estou muito feliz e agradecida por ser uma das poucas mulheres entre os nomes da premiação. Me sinto honrada por estar entre os indicados”. A votação encerra no dia 08 de julho, então aproveita pra prestigiar os profissionais da área, é só acessar http://premio.comunique-se.com.br

Elisangela Peres mostra que é possível realizar os sonhos e conciliar a maternidade com carreira. Ela acredita que o sucesso feminino no mercado de trabalho é um caminho sem volta. Elisangela quer inspirar outras mulheres por meio do seu trabalho e mostrar que cada uma delas pode ser o que quiser.

Tem uma história inspiradora pra contar pra gente? Conhece uma mulher incrível e quer mostrar seus planos? Conta a história desta mulher pra gente por email no elatemumplano@planofeminino.com.br, que ela vai aparecer aqui!

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.