Empreendedorismo feminino: 5 dicas para enfrentar os desafios do mercado

Empreender significa decidir e realizar, o que muitas vezes é uma tarefa difícil e trabalhosa. Foi-se o tempo em que o chefe e até mesmo da família era sempre o homem. A mulher está ocupando cada vez mais espaços no mundo dos negócios e o número só vem crescendo!

Hoje, as mulheres representam mais de 50% dos empreendedores no Brasil. Elas são em sua maioria chefes de família e, tocando seu próprio negócio, pretendem além de ter sucesso na carreira, ter mais tempo pra administrar projetos pessoais e fica mais com a família.

Um dos grandes desafios de ter seu próprio negócio, é fazer com que ele se mantenha por si só e tenha crescimento ao longo do tempo. Para isso, vale levar em conta algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora de empreender.

Pra quem está começando agora a empreender, separamos 5 ideias pra você fazer o seu negócio decolar e assim conseguir tirar os seus planos do papel.

 

Organização

Ser mulher empreendedora exige muito no dia a dia. As tarefas são muitas, dentro e fora do trabalho. Por isso, pra não ficar doida com tanta coisa pra administrar e evitar esquecer coisas importantes, tenha suas metas organizadas e suas ações pensadas e anotadas com clareza.

Anote diariamente as tarefas que você precisa executar naquele dia e conforme for cumprindo cada uma delas, risque. Assim fica mais fácil se organizar e saber o que ainda está pendente. Isso ajuda a otimizar muito o seu tempo. E todo mundo sabe que tempo é dinheiro, né mores?

 

Saúde financeira

Fique sempre atenta às contas do seu seu negócio. Mantenha um fluxo de caixa organizado e planejado. Para um empreendimento dar certo é preciso ter lucro e capital de investimento.

Pra ajudar, você pode fazer uma planilha colocando todos os gastos fixos mensais com datas de pagamento e no outro colocar tudo o que você tem de entrada de verba. Fica mais fácil saber o quanto você teve de custo e o quanto sobrou como lucro. Essa organização é essencial até pra saber onde você deve e pode investir.

 

 

Busque conhecimento sempre

Conhecimento nunca é demais. Pelo contrário, amplia sua visão de mundo e de mercado. Quanto mais se aperfeiçoar, mais são suas chances de crescer com o seu negócio. Ter destaque no mercado do empreendedorismo não é fácil, por isso, mantenha-se sempre atualizada e busque sempre por novidades, soluções inovadoras pra trazer um diferencial para os seus clientes e com isso, fazer você se destacar cada vez mais.

 

Aprenda a separar as coisas

Separe as finanças da sua empresa e a vida pessoal. Tenha em mente que as contas do trabalho são do trabalho. Cada coisa deve ficar no seu lugar para manter a sua vida e seu negócio em ordem. Você vai ver que deixar cada coisa em seu lugar, ajuda a manter a mente sã e faz com que tudo flua melhor.

 

Tenha paciência

Como já dizem por aí: a paciência é uma virtude. Não existem atalhos para se tornar uma empreendedora de sucesso. Portanto, tenha paciência e faça o que tiver que fazer para dar certo!

Se juntar um pouco de todas as dicas que demos por aqui, as chances de você se tornar uma grande empreendedora são grandes, mas não acontece de uma hora pra outra. É importante saber que os resultados vêm aos poucos, mas com foco nos seus Planos, eles vêm!

Então, sucesso na hora de empreender e foco na meta que com certeza você vai chegar longe! Estamos juntas!

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.