Etiópia tem uma mulher como presidente pela primeira vez na história

A diplomata Sahle-Work Zewde será a primeira mulher presidente da história da Etiópia. Ela foi eleita mês passado em uma sessão das duas câmaras do Parlamento, depois da renúncia de seu antecessor, Mulatu Teshome, que estava no poder desde 2013.

A presidência de Sahle aconteceu depois que o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, aprovou uma histórica reforma em seu gabinete, estabelecendo que metade dos seus membros seja composto por mulheres.

 

 

Precisamos nos tornar uma sociedade que rejeita a opressão das mulheres“, disse a nova presidente da Etiópia, após fazer o juramento do cargo.

Na Etiópia, o presidente da República tem valor representativo, mas não poderes executivos, como no Brasil.

Até pouco tempo, Sahle-Work Zewde ocupava a função de representante especial na União Africana do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Aos poucos vemos o mundo ser ocupado por mulheres. Ainda estamos longe do ideal, mas vemos que a nossa luta não é em vão e que estamos no caminho certo quando falamos de luta pela equidade.

 

Kelly Sá

Amante da arte, das palavras. Adora crianças, cachorros e gatos. Formada em Letras, adora trabalhar com conteúdo, fazendo das palavras o seu brinquedo preferido.