Etiqueta nas mídias sociais

As mídias sociais dão oportunidade para que qualquer pessoa se manifeste,publique,apareça.Elas tornam o ciberespaço bastante democrático e justamente por isso acabamos por presenciar a publicação de todo tipo de conteúdo que vão do ótimo ao lamentável.

Nossa proposta é aconselharmos os leitores para que deem uma maior atenção aos pontos mais críticos que podem vir a comprometer uma imagem pessoal e/ou profissional no mundo real,quando postam algo em suas redes sociais.

Hoje vou listar para vocês alguns deles e comentá-los.

1) Fraudar autoria de conteúdo: podemos dizer que este é um dos casos de falta de Etiqueta3.0 mais grave. A pessoa que toma para si a autoria de algo que não produziu é alguém que carece de escrúpulos cibernéticos e será repelida por todos que souberem do fato.
2) Publicar conteúdo preconceituoso: as consequências disso podem ser nefastas tanto a quem publicou (correndo o risco de sofrer processo penal) como para aquele(s) que foi vítima do preconceito. Não são incomuns casos de suicídios de pessoas que foram vítimas de exposição preconceituosa nas redes sociais.
3) Palavrões, Erros de gramática, Brigas on line: mantenha-se bem longe disso tudo! Postagens que contenham estes tipos de gafes comprometem a imagem de quem postou de maneira, muitas vezes, irreversível.
4) Relevância de conteúdo: procure postar um conteúdo criativo, original, que tenha a ver com a sua expertise. Seja “o tal” naquele tipo de assunto e conseguirá uma boa relevância no mundo virtual. Se optar por apenas compartilhar conteúdos alheios,cuide para que isso seja feito de modo a colaborar com a imagem que você quer passar aos outros,ou seja,nunca se esquecendo de que “Você é aquilo que compartilha”.
5) Preocupe-se com a sua segurança. Nunca é demais chamar a atenção para o problema de divulgarmos dados pessoais, rotina diária e localização  redes sociais. Pense no que isso pode afetar a sua segurança pessoal e restrinja-se um pouco mais.

Se você quiser saber mais sobre este assunto,fica aqui o convite para que Le o livro Etiqueta3.0 –Editora Generale.

Até a próxima!