Exercícios fazem bem ao neném

Os benefícios proporcionados pelo exercício físico são de conhecimento geral, tanto à saúde, quanto ao corpo. Porém o Instituto de Saúde Pública da Noruega, em Oslo, realizou uma pesquisa que comprova que durante a gestação o neném também é beneficiado com exercícios físicos.

Segundo o instituto, a pesquisa contou com mais de 36 mil mulheres, que tiveram a gestação a termo, ou seja, o nascimento do bebê foi no tempo esperado. As mamães responderam dois questionários sobre dados das atividades físicas realizadas durante a gravidez – especificamente entre a 17ª e a 30ª semana de gravidez. A pesquisa revelou que a mulher que mantém exercícios regulares durante a gestação, reduz o risco de seu filho nascer com sobrepeso.

A explicação para este fenômeno é relativamente simples: um dos principais motivos para o sobrepeso do bebê ao nascer, é o excesso de glicose no sangue da mamãe durante a gravidez. O organismo da gestante fica mais resistente à insulina, com isso o pâncreas produz mais insulina, mas em algumas mulheres o nível de glicose ainda fica alto, mesmo sem desenvolver a diabetes gestacional. É a elevação da glicose que provoca o excesso de peso, alimentando o bebê em demasia.

A relação da atividade física na prevenção do sobrepeso, reduzindo entre 23% e 28% a chance de ter um bebê obeso, é observada com a sensibilização dos receptores de insulina provocados pelos exercícios. O estudo norueguês relata que exercícios físicos regulares durante a gravidez também aumentam a utilização de glicose nessas gestantes, mantendo os níveis da glicemia estáveis.

A exceção

Não é toda gestante que pode fazer exercício físico e, em geral, para iniciar uma atividade que exige esforço físico, há várias contraindicações para gestantes. As mais importantes são doença do coração, risco de parto prematuro, sangramento uterino, hipertensão descontrolada e placenta prévia, entre outras.

Se a mamãe não tinha o hábito de se exercitar antes da gestação, deve esperar passar o primeiro trimestre de gravidez para iniciar os exercícios. Outros fatores também influenciam no peso do bebê, como idade materna, número de filhos, hipertensão, diabetes e pré-eclâmpsia.

Dicas

• Antes de iniciar exercícios físicos, procure seu médico para verificar a possibilidade da realização de exercícios físicos durante a gravidez.

• Ao decidir pela atividade física busque um educador físico atualizado em exercícios para gestantes.

• Alimentação balanceada, sem excesso de carboidratos e doces.

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.